Ouça com o coração

Minha cabeça dói. Quando penso em todos os compromissos que tenho pela frente, sinto o calor da ansiedade subindo pelo peito. Só consigo ficar longe das mídias sociais quando meu celular cai no chão e para de funcionar, e só segunda-feira para levar na assistência. Barulho na televisão, a música no computador, aquele vídeo no Youtube, mais uma postagem no Instagram, mais uma conversa no Whatsapp. Mais alguma coisa pra fazer e mais uma, e mais.

O Pai me convida para o silêncio, para meditar. Ouvir primeiro minha própria respiração, meu coração bater, para poder ouví-Lo também. Ele me chama para uma Lectio Divina. A Lectio Divina é um método de leitura da Bíblia, é um “ouvir com o coração”. Eu o pratiquei há algum tempo e foi uma experiência surpreendente!

Quero lhe desafiar a meditar no mesmo texto o qual fui desafiada, 1 Coríntios 13, do versículo 4 ao 8:

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece”.

Em sua primeira leitura, leia o texto pausadamente. Depois, leia-o mais uma vez, de forma mais lenta, fazendo uma pausa maior entre as frases e preste atenção se alguma palavra ou frase lhe chama a atenção. Ao fazer uma terceira leitura, pare por um tempo maior na palavra ou frase que lhe chamou a atenção e a repita algumas vezes. Reflita sobre essas palavras ou frases. Deixe que elas penetrem no seu coração, interajam com suas emoções, suas memórias, seus medos.

Fique alguns minutos em silêncio. Desfrute da presença de Deus. Então, transforme o que o Espírito Santo trouxer a sua mente em uma oração. Pergunte a Deus o motivo dEle ter revelado essa verdade para você. Talvez seja algo que você precise mudar, ou algo da pessoa de Deus que você precisa aprender. Não há uma fórmula com um resultado específico, pois trata-se de uma experiência individual.

O Pai está ali, entre as linhas da Bíblia e quer falar aos anseios mais profundos do seu coração, até mesmo aqueles que você mesma desconhece.

  • O exercício da Lectio Divina é citado por James Bryan Smith em seu livro “O maravilhoso e bom Deus: apaixonando-se pelo Deus que Jesus conhece”, São Paulo: Vida, 2010.

(Visited 114 times, 1 visits today)
Posted in Conselhos de amiga.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)