O que te dá esperança?

Olá meninas, tudo bem com vocês!?

Hoje quero compartilhar sobre: o que nos dá esperança quando nada vai bem em nossas vidas? Recentemente eu trouxe uma reflexão em um culto de mulheres sobre o texto de Lamentações 3.21-23:
“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!”

O livro de Lamentações tem sua autoria atribuída ao profeta Jeremias, ele foi um homem muito importante e profetizou sobre a destruição de Judá. Lendo sobre sua história no livro de Jeremias, vemos que um dia, Deus o chamou dizendo que o tinha escolhido para ser profeta (mensageiro, “boca de Deus” no meio do povo). Jeremias se sentia muito jovem e incapaz, mas Deus garantiu que estaria sempre com ele e lhe daria as palavras certas para falar ao povo. Naquela época havia muita idolatria, pecados, sujeira, maldade e o coração do povo estava endurecido (que semelhança com a nossa época não é mesmo?).

Jeremias foi chamado para transmitir a mensagem de Deus para que o povo se arrependesse dos pecados e avisar que se não se arrependessem um castigo viria e aquela terra seria destruída. Não foi nada fácil para Jeremias, ele sofreu por transmitir a mensagem de Deus. Foi rejeitado, maltratado e foi preso várias vezes por suas pregações, algumas pessoas até tentaram matá-lo! Mas mesmo em meio a todo esse sofrimento, Deus protegeu a vida de Jeremias. E no fim, suas profecias se cumpriram. Jeremias foi testemunha ocular de suas próprias profecias: ele viu o castigo do povo e sofreu muito com isso porque se importava com sua nação.

O ponto alto dessa história não é a tristeza nem os lamentos de Jeremias, mas, é que mesmo em meio à tantas coisas tristes, ruins e catastróficas, o profeta Jeremias traz à sua memória, aquilo que lhe dava esperança: O AMOR, A MISERICÓRDIA E A FIDELIDADE DE DEUS!

1. AMOR
“Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos,” (Lm 3.22a).
O nosso Deus é um Deus de amor. Ele amou o profeta Jeremias em toda sua trajetória o protegendo, sustentando e lhe dando força em momentos de fraqueza e de desânimo.
Amor não é só um dos atributos de Deus, mas é a própria definição de Deus. O amor de Deus é tão grande que entregou Jesus pra morrer em uma cruz por mim e por você.
 “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8)
 “O seu amor dura para sempre!” (Salmos 136:1)
 “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1 João 3:1)
 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19)
Deus nos ama quando nos protege nas pequenas coisas, quando nos livra de acidentes, quando nos agracia com pessoas que dão uma palavra de ânimo quando precisamos.
Vemos o amor de Deus nos mínimos detalhes da nossa vida.

2. MISERICÓRDIA
“pois as suas misericórdias são inesgotáveis.” (Lm 3.22b).
A misericórdia de Deus não tem fim. Ele foi misericordioso com Judá em enviar Jeremias pra falar pra eles dos erros e pecados que estavam cometendo, Deus poderia somente castigar o povo pelos erros, afinal, Ele é Deus e tem poder pra isso. Mas Ele deu a opção de arrependimento através da mensagem que Jeremias pregava porque teve misericórdia do povo. E tem misericórdia de nós também.
 “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.” (Salmos 86:15)
 “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2:4-5)
 “O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.” (Salmos 103:8)
Mesmo sendo pecadoras e não merecedoras da Sua graça, Deus é misericordioso em nos perdoar e está sempre de braços abertos para nos receber.

3. FIDELIDADE
“Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” (Lm 3:23).
Deus é fiel, Ele não muda, é o mesmo de ontem e será o mesmo de amanhã. Deus foi bondoso com Jeremias ao lhe sustentar e é conosco também quando não nos deixa faltar nada e ainda nos mima com pequenas coisas. Deus é rico em detalhes, e sabe do que suas filhas precisam.
 “Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade. (Salmos 89:8)”
 “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.” (Salmos 86:15)

Hey menina! Não sei como está sua vida hoje, pode ser que você esteja como Jeremias: passando por lutas, dores, tristezas, perdas…
Se você estiver assim, saiba que nós podemos e devemos entregar os nossos temores, lutas e sonhos à Deus, confiar nEle e descansar.
Devemos trazer à nossa memória aquilo que nos dá esperança: O amor a misericórdia e a fidelidade de Deus.

Um super abraço, Maxi.

(Visited 88 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)