O poder das palavras

Reading Time: 4 minutes

Há quem diga e creia que frases ditas em voz alta e repetidas muitas vezes tem o poder de redirecionar o mundo, direcionar os pensamentos e as ações de uma pessoa para que alcance seus sonhos e objetivos com facilidade e de forma instantânea. Há quem diga que este é “O Segredo” para o sucesso.

Mas você e eu sabemos que alcançar sonhos e executar projetos não são tarefas fáceis e muito menos instantâneas, não ocorrem em um passe de mágica ao abrir a boca e repetir um “Sim Salabim”. Logo, fato este não elimina o que podemos chamar de “Poder das Palavras” e este poder sim é atestado e comprovado pela maior e mais confiável de todas as fontes, a Palavra de Deus.

Para saber mais, recomendo a leitura do texto encontrado no livro de Tiago 3.1-12, o qual traz explicações completas sobre o poder das palavras sobre a vida de quem as reproduz e de quem esta por perto.

Embora o livro de Tiago tenha um texto especialmente escrito para tratar as consequências das palavras ditas, o assunto possui tamanha relevância que é tratado em inúmeros pontos da Palavra, a qual descreve cada um dos seus poderes:

  • A LÍNGUA TEM O PODER DE DIRIGIR

“Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e  impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.”  Tiago 3. 3-4

Assim a Palavra compara a língua, um pequeno órgão que tem o poder de dar direção. Aquilo que sai da boca tem o poder de definir quem estará por perto e quem se afastará de nós, tem o poder de definir as portas que serão abertas e as que se fecharão na área dos relacionamentos, na área profissional, ministerial em todas as áreas que permeiam nossas vidas.

Por isso, é melhor pensar antes de falar:

“Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele” Provérbios 29.20

Na grande maioria das vezes, esperar, respirar e pensar são três palavrinhas nos levam ao sucesso quando falar.

  • A LÍNGUA TEM O PODER DE DESTRUIR

“… a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do  nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia   todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.  Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal  incontrolável, cheio de veneno mortífero“.  Tiago 3.5-8

O pecado está em nós e portanto, o mal faz parte de nossas vidas mesmo quando vivemos em constante busca pela santificação; não deixamos de estar propensos a pecar e tantas vezes a língua é o q nos leva a destruir as nossas próprias vidas e também daqueles que estão a nossa volta. Um comentário desnecessário, uma fofoca mal intencionada podem ser o cavar de uma sepultura para relacionamentos e oportunidades.

A solução?

“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda.” Provérbios 26.20

  • A LÍNGUA TEM O PODER DE DELEITAR

“… Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? …pode  uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.”  Tiago 3. 9-12

Seja fonte de agua doce, de agua limpa, de agua que sacia a sede. Que sua conversa seja fonte de amor, de paz, de edificação. Que os amigos de perto e de longe lhe procurem por saber que és fonte de deleite, de uma amizade agradável, boa de ter por perto, em que se pode confiar.

AS PALAVRAS DESPERTAM O MELHOR OU O PIOR

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”  Provérbios 18.21

FICA A DICA:

Quando uma mulher sábia fala…

  • Ela testemunha da esperança que existe dentro dela

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” 1 Pedro 3:15

  • Ela sabe que o tempo certo é importante

“O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime” Pv 29:11

  • Ela diz a verdade

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” Ef 4:25

  • Ela não é tagarela

“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias” Eclesiastes 5:3

“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo” Mateus 12.36

  • Suas palavras são bondosas

“Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram” Ec 10:1

FÉMENINA… QUE A SABEDORIA DO SENHOR SEJA A FONTE DO SEU FALAR

Ruci Freitas

(Visited 166 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)