O perfil de uma boa amiga

Traçar o PERFIL exato de uma boa amiga é uma tarefa não muito fácil, vamos combinar, né?! Mas, sem dúvidas, podemos pensar algumas características que demonstram que uma pessoa é sim uma boa amiga. E, para isso, lá vem uma das minhas historinhas pra ilustrar…

No ano passado, após passar quase dois meses fora de casa, voltei e estava uma sujeira só!! Eu moro em uma casa antiga, e alguns bichinhos adoram coabitar comigo. Então, lagartixas, baratas e aranhas haviam dominado o pedaço neste tempo em que fiquei fora.

Eu sou bem medrosa pra essas coisas e não tenho muitas habilidades para faxina. Não sabia por onde começar… Falei com uma amiga sobre a situação lá de casa e ela logo estava no meu portão. Me ajudou a fazer uma faxina pesada! Arrastou móveis e até desmontou um armário que estava caindo. A noite estávamos acabadas, e eu muito agradecida pela minha amiga, pois se fosse por mim, não teria tido forças e nem habilidade para fazer tudo o que fiz com a ajuda dela.

Essa amiga querida é um presente de Deus na minha vida! Não foram poucas as vezes em que pude contar com a sua ajuda. Ajuda esta que já veio de diversas formas, algumas vezes em forma de carinho, outras de colo, outras ainda em forma de bronca, de puxão de orelha, de olhar compreensível, de sacolas de supermercado cheias de coisinhas que eu gosto, em forma de mimos, etc. Enfim, as maneiras que esta minha amiga preciosa encontra para demonstrar a sua amizade são muitas! Aliás, “amiga preciosa” é o jeito que eu costumo chamá-la.

Ser uma boa amiga de verdade é não se chatear quando o outro não responde de acordo com as expectativas que criamos; é tomar a iniciativa de procurar mesmo quando o outro não tem a mesma atitude (nunca sabemos o real motivo da ausência do outro); é estar junto para o que der e vier! E é, sem sombra de dúvidas, escolher amar o amigo após conhecer os seus defeitinhos básicos.

Ser uma boa amiga é celebrar as conquistas, é se entristecer e chorar junto (até Jesus chorou com suas amigas Marta e Maria), é ficar ao lado mesmo que não se saiba o que falar, é apenas abraçar. Tem vezes em que o momento é tão difícil que não há o que falar, basta calar e ficar.

A Bíblia nos diz da profunda amizade que nasce em tempos difíceis.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. Provérbios 17:17

A sempre ótima Clarice Lispector certa vez escreveu: “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso e fui.

Em resumo, podemos definir como uma das principais características de uma boa amiga o fato de se importar a ponto de ir além de suas próprias forças e/ou vontades para estar disponível para a necessidade do outro.

Gosto da versão da NTLH no verso 9 de Provérbios 27, que diz assim: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver”.

Meu desejo é que ao ler este pequeno ensaio, você possa refletir sobre como você tem se portado no lugar de amiga. Será que você tem esse perfil? Se não tem, será que pode mudar algo para se tornar uma amiga melhor, ainda que não seja a mais perfeita. E será que o perfume que você tem espalhado por aí tem dado ânimo para seus amigos?

Pense, reveja atitudes e seja o melhor que você pode ser!

(Visited 218 times, 1 visits today)
Posted in Conselhos de amiga.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)