O lado ruim da distração.

Reading Time: 3 minutes

Oi meninas, nem tinha visto vocês ai! Hahah
Imagino que muitas de vocês sejam como eu, daquelas que esquecem as coisas por aí, dependem totalmente da agenda pra não esquecer as tarefas ou se flagram seguido pensando na “morte da bezerra”. Se você se identifica com essa lista, faz um esforço pra se concentrar porque quero conversar contigo um pouco sobre isso.
O dicionário define distração de várias formas; algumas delas são:

1. falta de concentração dos sentidos no que se passa à volta; desatenção.
2. estado de quem está absorto, com o espírito distante; alheamento.
3. ação de entreter-se; diversão, divertimento, recreação.

Os principais motivos que nos levam perder a concentração em relação ao que estamos fazendo geralmente são três: automatismo, desmotivação e estímulos externos.

Quando nos acostumamos a uma tarefa, é natural que nosso cérebro desenvolva um jeito mais automático para realizá-la, já que essa é uma forma de economizar energia. Não existe problema em fazer algumas atividades cotidianas no “piloto automático”, mas cuide para não levar isso para todas as áreas da sua vida, principalmente em sua caminhada cristã! A Bíblia nos alerta em diversos versículos sobre a necessidade de estarmos sempre alertas e com nossos olhos fixos no autor da nossa salvação. É natural que as coisas que nos parecem familiares causem sensação de costume, mas não esqueça que a vida com Cristo está sempre se renovando, é só ficar atenta.

O outro motivo que nos leva à distração é a falta de motivação. Não desista, foque seus olhos nos motivos que te fizera começar a fazer aquela tarefa. Quer ver uns exemplos? Se for alguma tarefa doméstica chata, faça para que seu lar seja um lugar de conforto ou para honrar quem lhe pediu pra fazer aquilo. É um trabalho cansativo da escola ou faculdade? Pense na sua formatura! O sono está batendo e fica difícil de orar? Fixe seus olhos no seu relacionamento com Jesus. Independente do que você estiver fazendo, uma boa motivação pode ser o versículo de 1Co 10:31 – “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”

O último fator que quero destacar são os estímulos externos. Imagino que todas vocês já tenham ouvido aquelas famosas dicas pra estudar né? Desligar o celular, ir para um lugar silencioso, confortável e com boa iluminação. E adivinhe só porque elas são tão famosas? Porque realmente funcionam. A dica aqui então é a clássica: afaste o maior número possível de coisas que possam lhe tirar a atenção e tire um tempo para dedicar sua atenção àquela tarefa.
Essa dica é válida para nossa caminhada cristã também. Manter nosso foco no caminho pode ser difícil quando existem muitas coisas chamando nossa atenção. Paulo exorta Timóteo a fugir das tentações da mocidade (1Tm 6:11) e é isso que eu gostaria de te desafiar a fazer também. Peça a Deus força para encarar os desafios, mas fuja para longe das coisas que tem tentado desviar seu foco do Caminho.
Pra terminar, quero deixar um resuminho de algumas dicas práticas que podem ajudar vocês a cumprir suas tarefas e vencer a distração:

1. Entenda a razão pela qual você está fazendo o que está fazendo. É necessário que haja motivação para realizar tarefas.
2. Elimine estímulos ou coisas que possam te distrair.
3. Faça uma coisa de cada vez.
4. Faça pequenas pausas. Nosso cérebro cansa se ficar muito tempo fazendo a mesma coisa, então dê pequenos descansos pra ele para render mais.
5. Confie na sua capacidade de realizar a tarefa.
6. Não desista ou se sinta fracassada se acabar se distraindo da tarefa. O mais importante de tudo é não desistir.
7. Caso você sinta que sua falta de concentração é muito grande e tem te prejudicado no dia a dia, procure um profissional pra te orientar. Existem pessoas habilitadas pra te ajudar a entender o que está te atrapalhando e pensar formas de superar essa barreira.

Se você conseguiu ficou focadinha até aqui, parabéns! Hahah. Agora dá um tempinho pro seu cérebro que a gente se fala em breve. Beijos, Nat

Natália Baselides

(Visited 64 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas.

One Comment

  1. Que legal o seu post! Eu luto contra a distração, as vezes isso ate me atrapalha. Mas, se afastar das coisas que distraem ajuda mesmo (o cel por ex).

    Beijos.

    Vitoriamartini.com

Gostou do post? Deixe seu comentário :)