príncipe encantado

Não existe príncipe encantado!

Reading Time: 5 minutes

Príncipe encantado, ele não existe!

Sempre amei assistir filmes românticos. Filmes de chorar, de tão dramáticos chegam a fazer o coração doer quando o final não é o mais esperado:  o final feliz. Estes filmes românticos com direito a cavalo branco, príncipes e princesas sempre me encantaram, pois os príncipes dos filmes geralmente são lindos, gentis, humildes (sempre pedem perdão ao seu amor) e divertidos. Não sei se você concorda comigo, muitas vezes não percebemos, mas somos influenciadas desde nossa infância a esperarmos um homem perfeito, assim como nos filmes. Porém, uma coisa não podemos esquecer: “Não, não existe príncipe encantado”. Existem homens, imperfeitos e pecadores orando para encontrar uma garota imperfeita e pecadora como você.

Na minha adolescência, eu tinha certeza de que Deus tinha uma única pessoa certa para mim. Podia ser alemão, holandês, africano, português, tanto faz, desde que fosse o escolhido; se não fosse cristã, diria “a alma gêmea”. Na minha cabeça não havia espaço para erros de minha parte, mas minha amiga, nem tudo aconteceu como o planejado. Nós, seres humanos, somos mais complicados do que imaginamos; e muitas vezes não ouvimos ao Senhor como deveríamos.

Passaram-se os anos, conselhos recebi, vídeos vi e livros li… E sabe de uma coisa? Minha oração recebeu um outro tom e passou a ser: “Deus, tem muito cara legal por aí, mas por favor, me aproxima daquele que mais combina comigo!”.

Deus sempre soube com quem eu iria casar, Ele é soberano. Mas, fazer essa oração, aliviou muito o peso da minha mala (literalmente), pois passei a não carregar mais o medo de que eu teria que me tornar uma pessoa totalmente diferente de como eu era antes de casar para me moldar a alguém, pois eu amava ser quem eu era, minha vida de solteira, ser falante, expansiva e amava minha rotina de sair para as igrejas pregar, treinar e acompanhar os ministérios de mulheres e meninas.

E sabe quem Deus aproximou de mim respondendo minha oração?

Um cara que também tem uma vida missionária e que viaja mais do que eu. Um exemplo de um dia desses: há um tempo atrás ele estava em Brasília, e ficou lá por vários dias. Enquanto isso, eu também peguei minha mala e fui a reuniões em outras cidades. Teria como combinar mais? Combinar não quer dizer: ser igual. Combinar é ser diferente com espaço para ser você mesma. Os interesses primordiais não se tornam um peso para o outro. Os interesses se complementam. Como eu disse antes, eu sou falante; meu maridão quietão; somos diferentes, mas combinamos naquilo que é essencial.

Não sei se você concorda comigo, mas acho que muitas vezes nos relacionamentos, nós nos machucamos por querer forçar a barra, querer fazer que combine, querer fazer dar certo, e quando percebemos, há dois lados machucados e feridos.

Ter alguém que queira mudar nossa essência é frustrante. Sempre digo que nas questões de caráter teremos até a morte para sermos trabalhadas e mudadas, mas tem coisas que o próprio Deus gerou em nós, como o nosso jeito e não precisam e nem devem ser mudadas. Fazem parte de nossa essência, fazem parte de nosso jeitinho, mas quando estamos apaixonadas, muitas vezes, não vemos esses sinais de alerta e se o cara for dominador, aos poucos faz com que nos sintamos a pessoa mais errada do universo por sermos quem nós somos.

Por isso, menina, busque ser totalmente conhecida pelo Pai e por você mesma. Saiba o que faz teu coração acelerar e viva intensamente a vontade Dele para sua vida, assim o fardo ficará mais leve.  Reflita com Deus: quem é você? Pode ser que você não goste de quem você é hoje e nem de sua rotina, mas essa reflexão pode te desafiar a mudar.

Caso você gostar da resposta da pergunta acima, só posso dizer: continue buscando ser parecida com Jesus e seja quem Ele te criou para ser. É calada? Calma? Agitada? Falante? Amiga grudenta? Maluca? Se Ele te fez assim, sorria e curta a vida Dele em ti. E o dia que aquele cara legal chegar em sua vida, vai se orgulhar em ter alguém como você ao lado Dele. Não vai querer fabricar uma outra versão de você, pois você é a melhor versão que ele já pode imaginar em ter ao seu lado, porque afinal de contas, mesmo sendo diferente de você, ele combina contigo.

Vamos pensar juntas?

  • Não abra mão: busque um cara que ame e sirva a Deus

Muitas vezes, quando estamos carentes parece que a razão não coopera. Ela até tenta ter espaço, mas é sufocada pelos desejos. Costumo dizer que esta é fase mais perigosa. Por isso, fortaleça suas convicções. Não abra brechas. Lembre-se de 2 Coríntios 6:14  e creia: há muitos caras legais e cristãos por aí, não ceda. O primeiro passo para ele combinar contigo é ter Jesus como seu Senhor e Salvador. Não basta que combine em outras preferências se no essencial vocês “descombinam”.

  • Cuidado com as ideias irreais

Na sua listinha tem que ter espaço para alguns itens importantes: pecador, imperfeito e arrependido? Senão, ela será irreal e provavelmente será difícil completá-la. Ah! E não esqueça de cuidar da sua vida com Deus, pois as mesmas características que você quer encontrar em alguém, alguém pode estar procurando encontrar em você.

  • Busque características firmadas na Palavra, não apenas relacionadas à aparência

Há muitos anos atrás eu li um livro chamado: À espera do Amado e posso dizer que este livro modificou a minha forma de pensar sobre relacionamentos. Neste livro a autora apresenta uma listinha sugerida para o “cara dos sonhos”:

  • Crente controlado pelo Espírito (Ef 5.18);
  • Jesus tem o primeiro lugar na sua vida (não é um simples adorno) (Mc 12.30);
  • Quebrantado – depende totalmente de Jesus (Fp 4.13);
  • Deseja servir – onde quer que esteja, prontifica-se a ajudar (1 Co 4.2);
  • Motivador – um homem de visão importa-se com as almas perdidas (Rm 10.14);
  • Espirito sensível – percebe as necessidades dos outros (Gl 6.2);
  • Entende a responsabilidade de um marido para com a esposa (Ef 5.25-31);
  • Humilde o suficiente para ser um discípulo (disposto a aprender) e pronto a discipular os outros (Mt. 28. 19,20);
  • Homem de oração – sabe que a chave do sucesso é o relacionamento com Deus (Cl 4.2);
  • Deseja ter filhos, relacionar-se com eles e cria-los para a glória de Deus (Pv 22.6)[1]

Nesta lista acima as características que sobressaem são relacionadas ao caráter, mas tudo bem, você pode ter suas preferências físicas também, não há nada de errado nisso! Você pode gostar de um cara moreno, baixinho e colocar isso em oração, mas saiba que Deus pode colocar pertinho de ti um alemãozinho incrível e que mais combine contigo. Esteja com o coração aberto diante de Deus. Príncipe encantado pode até não existir, mas ore para Deus aproximar de ti alguém que combine perfeitamente com você.

[1] JONES, Debby; KENDALL, Jackie. À espera do amado. Editora Betânia, p. 140-141.

Beijos,

Martinha

Dicas para escolher um bom partido

(Visited 291 times, 1 visits today)
Posted in Adole-ser, Conselhos de amiga, Solteiras adultas.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)