MyJob: Professora de Educação Física

O que se estuda em uma Faculdade de Educação Física?
O curso de Educação Física é um campo profissional amplo e interdisciplinar, integrado a área da saúde e da educação. Tem como base o estudo do movimento do corpo humano. Durante o curso, com duração média de 4 anos, o aluno encontra muitas matérias da área das Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia, bioquímica e cinesiologia e também da área das Ciências Humanas, como sociologia, filosofia, e psicologia. Aprende, ainda, estatística, administração e nutrição, além de disciplinas específicas, como desenvolvimento e aprendizagem motora, esportes, lazer entre outras, dependendo se o curso é de licenciatura ou de bacharelado. Além do estágio obrigatório, algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão de curso. O profissional é registrado no Conselho de Educação Física da sua região (CREF).
O que faz um profissional de Educação Física?

O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando o bem estar e a qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente. Observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo (DOCUMENTO DE INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2002).

Bom, resumindo, o profissional formado em licenciatura é habilitado para dar aulas nos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e em Instituições de Grupos Especiais, e quando formado em bacharel é habilitado para trabalhar em academias, clubes, hotéis, hospitais e com treinamento esportivo. Há alguns anos atrás o curso não era dividido em licenciatura e bacharelado, mas era chamado de Licenciatura Plena em Educação Física, dando o direito ao profissional de trabalhar tanto na área educacional quanto na saúde.
Para saber mais, acesse o site: http://cref8.org.br/site/intervencao/


Talita Miranda Cavalcante
Florianópolis-SC

(Visited 37 times, 1 visits today)
Posted in My Job.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)