Missões urbanas, você está por dentro?

Olá pessoal, tudo na paz?

No texto de hoje eu quero convidar você a se engajar mais efetivamente no trabalho da expansão do Reino de Deus. Você pode estar pensando: “sou muito jovem, ou não tenho tempo porque passo o dia na escola ou faculdade, não tenho tempo”. Mas você pode se envolver doando cerca de 15 minutos por semana na sua faculdade ou escola e ser uma missionária (o) lá mesmo…

Na verdade, todo cristão é um missionário onde ele estiver. Sabia disso? Muita gente acha que os missionários só atuam em contextos transculturais, ou seja, em outros países ou nações. Mas isso é um equívoco! Todos nós nossos fomos comissionados por Jesus para irmos e pregamos o evangelho por toda a Terra, a começar pela nossa cidade.

Vejamos o texto de Atos 1.8, bem conhecido de todos nós: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Nesse texto, Jesus está se dirigindo aos seus discípulos e por isso usa a cidade em que eles estavam (Jerusalém), depois “ao país deles” (Judéia), e depois passa ao país vizinho (Samaria) e depois a toda terra (Confins da Terra). Mas ele também pode ser aplicado a nós discípulos de Jesus em Boa Vista, Roraima, Brasil e Terra, como é o meu caso.

Por isso, devemos lembrar que o chamado, a vocação de todo cristão é o “Ide” que Jesus ordenou em Mateus 28.18-19. Podemos entender então que Jesus pretendia que todos os cristãos fossem missionários em sua cidade, país ou pelo mundo, conforme o desejo e as condições de cada um. Pretendo em breve fazer meu doutorado fora do Brasil e ser missionária nesse período em algum lugar nos confins da terra por aí… rs… Por isso, você mesmo sendo adolescente ou jovem pode e deve se sentir “chamado” e participante da grande comissão dada por Jesus.

O trabalho de evangelismo na cidade é chamado de Missões Urbanas. Existem no Brasil hoje muitas missões especializadas nesse tipo de trabalho. Você pode pesquisar, fazer contato, se capacitar e se engajar nessa obra de transformar a cidade em que você mora por meio do evangelho. Vou deixar alguns sites no final do artigo que podem te ajudar a saber mais sobre Missões Urbanas.

Não tenha medo porque você é jovem. Timóteo era jovem também, olha o que Paulo diz a ele: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1Tm 4.12). Nem tenha medo por não saber falar bem… Deus disse a Moisés que lhe ensinaria o que dizer, não tenha medo (Ex. 4.12). Apenas se disponha como fez Isaías, ele se ofereceu: “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós’? E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me”! (Is. 6.8).

Deus está conclamando hoje, “a quem enviarei, quem irá por nós as escolas e universidades no Brasil”? Um dia eu ouvi claramente Deus me dizer que queria que eu voltasse pra Universidade durante meu devocional. Eu orei e me dispus e fiz minha inscrição para o Vestibular. Eu já estava fora do ensino médio há 13, há 10 formada em História. Não achava possível entrar na Universidade, e nem precisava. Mas fui porque Deus deseja que haja missionários disponíveis para essa “tribo” não alcançada no nosso país, a dos intelectuais. Muitos deles são ateus e influenciam os cristãos com valores morais e culturais humanistas.

Tenho visto na faculdade que muitos cristãos ficam enfraquecidos em sua fé após os anos da faculdade. Alguns se desviam, outros se tornam relativistas em seus posicionamentos morais. Sempre procuro fazer reflexões inteligentes em sala que levem meus professores e colegas a refletirem sobre os temas discutidos em sala numa da ética e da cultura cristã. E quando a Bíblia é trazida nas discussões procuro sempre estar pronta a responder aos que não a conhecem e não deixar que o apenas o ponto de vista ateu do professor domine as discussões.

Além de estudante de Letras, sou professora nas horas vagas (é, esse é meu disfarce rs… ganho a vida dando aulas de História). Tenho me entristecido por ver e sentir a dor de meus alunos. Muitos sofrem por suas famílias desestruturadas, tem conflitos com os pais, dificuldades para lidar com as mudanças da adolescência e com a sexualidade, desejo de morrer por falta de propósito de vida… Eles precisam de Cristo.

Eu ouvi quando Deus me chamou para mudar a cultura acadêmica e educacional do Brasil. E quero me juntar a Deus nesse clamor e te convidar a fazer parte dessa comissão e ser luz nas escolas e faculdades Brasil a fora. Hoje sou voluntária em duas missões que atuam diretamente nas escolas e universidades a MPC – Mocidade Para Cristo e a ABU /ABS – Aliança Bíblica Universitária e Aliança Bíblica dos Secundaristas. Essas duas missões podem te ajudar a se instrumentalizar e saber como evangelizar nas escolas.

Mas não pense que é difícil. Na verdade, é bem simples. Você pode montar um clube bíblico ou grupo de oração no intervalo. Chame seus amigos cristãos que estão firmes e tem o desejo de compartilhar a sua fé e ensinar as escrituras. Monte um grupo, e façam um pequeno devocional. Escolha um texto bíblico, comente, explique e ensinando o contexto em que foi escrito e aplique ao nosso cotidiano mostrando como a Bíblia ainda tem muito a nos ensinada ainda hoje. A reunião pode durar o tempo que você tiver disponível. De 10 a 45 minutos, conforme o público.

Por exemplo, em escolas de ensino fundamental e médio o ideal é 10 minutos, pois o recreio dura em média uns 15 minutos. Em faculdades pode ser no horário antes ou depois das aulas ou mesmo na hora do almoço. O Pequeno Grupo (PG) que lidero é no horário do almoço. Uma vez por semana almoçamos juntos e depois ficamos uns 45 minutos fazendo o estudo entre as aulas da manhã e da tarde. Na escola em que trabalho os alunos tem aula dois turnos.

Se quiser, procure a MPC ou ABU /ABS da sua cidade eles podem visitar vocês e assessorar seu grupo, dando materiais, dicas e suporte e apoio. Vou deixar meu email no final artigo também, se quiser me escreva. Posso te mandar um material do PG Start e de discipulado que uso aqui. Nosso grupo se reúne na praça em frente à escola em que trabalho, mas pode ser em qualquer lugar. Procure a admistração da sua escola ou faculdade e peça autorização. Geralmente eles recebem bem esse tipo de atividade. As instituições de ensino sofrem, por não saberem lidar com esses problemas contemporâneos e amam quando alguém oferece alguma proposta ou ajuda.

No PG tenho evangelizado os alunos, e firmado cristãos que nunca foram discipulados em suas igrejas. Tenho visto Deus mudando a história de vida deles e de suas famílias. No início do ano tive o prazer de ver a família toda de uma de minhas alunas ser batizada! Foi lindo! E tudo começou assim, com um Pequeno Grupo de estudo Bíblico…

Faça parte desse trabalho você também. Se precisar de apoio e orientação é só chamar. Deus dos céus continua dizendo: “Quem enviarei? Quem irá por nós”? Você está ouvindo também? Pode responder: “Eis-me aqui. Envia-me”! Então vem, vamos virar a cultura brasileira e as nossas cidades de cabeça pra baixo! Vamos começar com nossa cidade, o país e depois o mundo! Turn the world upside down!!!

Rafaella Pereira

Contato: Rafaella (Ráfea) Pereira – Facebook

E-mail: rafaella_rafea@gmail.com

Sites de Missões e movimentos que atuam em contextos urbanos (e acadêmicos):

Avalanche Missões Urbanas, site: http://avalanchemissoes.org/

ABU do Brasil, site: http://www.abub.org.br/

ABS, sobre no site: http://www.abub.org.br/compartilhe/informativos/entre-nos/item-materias/2011/12/abs-ontem-e-hoje

Escola da Vida, site: www.portalescoladavida.com.br/

JOCUM, site: http://www.jocum.org.br/escola-de-missoes-urbanas-jocum-sampa/

MPC Brasil, site: http://www.mpc.org.br/

Vocare, site: http://vocare.org.br/site/

Por fim quero deixar também a dica de um livro muito bom sobre a igreja e sua relação com a cidade que estou usando na minha dissertação: Igreja Centrada do Tim Keller (https://vidanova.com.br/609-igreja-centrada.html). Gosto muito do conceito de Visão Teológica dele, ele diz: “A visão teológica moderna deve buscar levar todo conselho de Deus a sociedade de sua época para que sua época seja transformada”. É isso! Deus nos abençoe nessa tarefa!

Colunistas_responsáveis-02 (1)

(Visited 252 times, 1 visits today)
Posted in Papo de Universitária.

2 Comments

  1. Que bênção!!!
    Você mandou bem e por certo Jesus amou de montão o recado que deu. Meu desejo é que o Senhor continue fortalecer você ao desenvolver o chamado, bem como auxíliando-a na retomada da coordenação da MPC Roraima e juntas ao voluntários que se apresentarem exercermos missões urbanas com a juventude . Agradeço a Deus pela tua vida e propósitos…

Gostou do post? Deixe seu comentário :)