Minhas razões para viver – Deus tem um Plano para mim

Olá meninas, esse tema ao mesmo tempo que é muito confortante é desesperador!

É maravilhoso saber que Deus está no controle, e que Ele nos conhece como ninguém, mas também é muito assustador perceber que até o certo dá errado, que o objetivo não é alcançado, que os sonhos não dão certo, que a história nunca é do jeito que a gente imagina, aí nesse momento você se pergunta, mas será que DEUS TEM UM PLANO PRA MIM?

Pois é, às vezes é difícil acreditar. Mas Deus na sua maravilhosa graça nos deixou a sua Palavra, e nela vários exemplos de vida que nos confrontam e confortam para termos uma vida de Fé, meninas!

E nesse contexto vamos ver a história de José, um jovem que tinha tudo pra não acreditar que Deus tinha um plano pra ele, um propósito, ou que nem ao mesmo olhava pra ele, um servo que foi provado e aprovado e permaneceu fiel!

José era de uma família grande de 12 irmãos , mas era o amado pelo seu pai, o que parecia ser um privilégio, foi um divisor de rios entre ele e seus irmãos, tornando-se odiado por eles.

Assim, nada que José fazia era bem visto pelos seus irmãos certo dia teve um sonho onde ele e os irmãos atavam feixes, e o feixe dos irmãos rodeavam-o e se inclinaram perante o dele. Ao contar para os seus irmãos esse sonho, ficaram irritados com ele, e cada vez mais o odiavam.

Certo dia, seu pai mandou que fosse ter com seus irmãos que estavam no campo, para que lhe trouxesse notícias do gado e de como estavam. Indo a caminho em obediência ao seu pai, ao ser notado pelos seus irmãos, logo discutiam entre si o que poderiam fazer para dar fim à vida de José. (Isso mesmo, os seus irmãos planejavam matá-lo).

E as idéias foram surgindo, vamos matá-lo e diremos ao nosso pai que um animal selvagem o comeu, em meio essa discussão um dos irmãos não concordava em matá-lo. Mas quando José se aproximou deles foi jogado em uma cisterna e tomaram sua túnica (uma linda túnica talhar de mangas que ganhara do seu pai). E ainda eles pensavam o que fariam com ele, quando se aproximou deles uma caravana de ismaelitas, assim venderam seu irmão, e essa caravana seguia para o Egito.

E mataram um bode molharam com o sangue do animal, e a fizeram chegar a túnica ao seu seu pai dizendo, “é ou não a túnica talar de mangas de teu filho?” E a reconhecendo, chorou muitos dias por seu filho. Toda essa história encontramos detalhes em Gênesis 37.

E José? José foi vendido para Potifar no Egito. No verso 2 de Gênesis 39 vemos, ” o Senhor era com José“, os seus irmãos o odiavam ele foi vendido, mas o senhor estava com Ele. E muitas vezes assim também é a nossa história, enfrentamos dificuldades, problemas. MAS LEMBRE-SE: O senhor está com você!

Voltemos para a história de José, após ser vendido para Potifar. Ele se tornou mordomo da casa de Potifar, um estrangeiro se tornou grande no Egito, porque o Senhor era com ele. Em GN 39:6 ” E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante”. José era O CARA no Egito. (Maravilhoso ver como o Senhor é fiel àquele que O honra).

Mas agora a vida dele era só flores, já tinha sofrido demais!? Não!

Olha só o que aconteceu, a mulher de Potifar a esposa do chefe se encantou com ele. E ela vai em cima do jovem José. Mas ele é firme na sua resposta, “… recusou, e disse à mulher do seu senhor: ‘Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?’” (Gn 38:8,9). Porém ela não desistia e continuou por um tempo insistindo, até que certo dia ele foi na casa real, e não se achava ninguém só ela. E desta vez foi mais incisiva, deita-te comigo e ele recusou, e ela agarrando rasgou suas vestes e ele correu, isso mesmo ele correu. E ela com a suas vestes na mão o acusou de ter tentado se deitar com ela, e disse que: quando ela se recusou e gritou ele fugiu.

Logo que soube o seu Senhor o lançou no cárcere, e mais uma vez a vida de José vira de cabeça pra baixo (até o certo dá errado). Resumindo um pouco a incrível história de José, ele ficou preso muito tempo, mas também no cárcere sua fidelidade à Deus foi recompensada lá era o chefe dos presos, Deus o fez prosperar na prisão e quando saiu foi feito governador do Egito. ( Gn 40 e 41 leia 😀)

Meninas, até quando nossa vida parece um trem desgovernado se a nossa fé estiver firmada Nele, vai dar tudo certo! Não como imaginamos, pois Ele tem pra nós muito, mas muito mesmo daquilo que pensamos ou imaginamos.

Creio que a mais importante lição da história de José é que em tudo ele foi fiel, sendo amado pelo seu pai ou odiado pelos seus irmãos, sendo exaltado como mordomo ou sendo humilhando como traidor. Ele permaneceu firme. Ele não era guiado pelas circunstâncias, mas sim pela fé em Deus!

E é isso meninas, permaneçam firmes. Mesmo que pareça que tudo está de cabeça pra baixo, que nada dá certo ou que tudo vá às mil maravilhas, creia que Deus tem um plano pra você!

Assim como José, que sua fé esteja firmada Nele, ” e não olhe as circunstâncias, mas o Seu grande amor”

Odo homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor

Sonhe, busque, ore, tenha fé e nunca desista!

Bjinhos

Jana Araújo

Itajaí/ SC

(Visited 146 times, 1 visits today)
Posted in Sem categoria.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)