FéMenina

Ler para Crescer

Olá, queri­da leito­ra deste blog tão fofo e abençoa­do! Se tu estás aqui, lendo este tex­to é porque estás inter­es­sa­da em apren­der, certo?

Pois é, meni­nas não é pos­sív­el crescer­mos em nen­hu­ma área sem que dedique­mos tem­po para a leitu­ra de mate­ri­ais especí­fi­cos sobre o tema a ser apren­di­do e apreen­di­do. E há muito que aprender! 😉

Gos­to de uma frase que “rola” por aí que diz: “lei-tura, a lei que resolve muitos prob­le­mas”. De fato, resolve mes­mo, no sen­ti­do de que ao ler­mos a respeito de deter­mi­na­do assun­to, pode acon­te­cer de abrir­mos o nos­so entendi­men­to a respeito de diver­sas situ­ações em nos­sa vida e ao nos­so redor, nos aju­dan­do a com­preen­der mel­hor tudo o que nos cer­ca e o que está den­tro de nós.

Já ouvi muitas vezes a frase: “Eu não gos­to de ler! Não ten­ho paciên­cia para ler!” Mas não é somente uma questão de gostar, você não pre­cisa gostar de uma coisa para com­preen­der a importân­cia dela e colo­ca-la em práti­ca.  Apren­der através da leitu­ra é uma neces­si­dade, não uma escol­ha de gosto/não gos­to, a não ser que queiramos seguir na nos­sa cam­in­ha­da da vida tropeçan­do por fal­ta de con­hec­i­men­to, de dis­cern­i­men­to e de entendimento.

Mas o que ler?

Pre­cisamos nos dedicar à leitu­ra da bíblia. Esse livro é fun­da­men­tal para con­hecer­mos a von­tade do nos­so Pai Celes­tial. Mes­mo que não enten­damos o con­tex­to da época, pre­cisamos nos esforçar e estu­dar, pesquis­ar, mem­o­rizar as escrit­uras, ter o con­hec­i­men­to das histórias, da nar­ra­ti­va deix­a­da pelo próprio Deus para que saibamos a Sua von­tade e o Seu propósi­to para a humanidade. Ela é o man­u­al deix­a­do pelo Cri­ador, para nós. As escrit­uras nos apre­sen­tam no livro de Oséias 4. 6 o seguinte ver­sícu­lo: “o meu povo foi destruí­do, porque lhe fal­tou o con­hec­i­men­to” e nen­hu­ma de nós quer ter uma vida destruí­da, não foi para isso que fomos cri­adas. Fomos cri­adas para desabrochar, flo­rescer, e o hábito de ler, nos aju­da nes­sa cam­in­ha­da! É impre­scindív­el con­hecer­mos ao Sen­hor. “Con­hecer e prosseguir em con­hecer a Ele.” Oséias 6. 3.

Alguém já falou: “Quan­do oramos falam­os com Deus, quan­do lemos a sua palavra, Deus fala conosco”. Você quer ouvi-lo? Leia a bíblia! A bíblia é uma bib­liote­ca, uma mar­avil­hosa bib­liote­ca com inúmeros livros, de diver­sos gêneros tex­tu­ais. Ela é um ver­dadeiro tesouro. <3

Acred­i­to tam­bém ser de grande importân­cia a leitu­ra de livros e arti­gos escritos por home­ns e mul­heres de Deus que através da escri­ta servi­ram e servem como instru­men­to nas mãos do Senhor.

Ok.  A bíblia, como livro de cabe­ceira, de bol­so e de vida é fun­da­men­tal para o cresci­men­to cristão. Arti­gos de blogs como esse do FéMeni­na e tan­tos out­ros que exis­tem, são de grande valia, mas e a leitu­ra de con­tos, crôni­cas, histórias fan­tás­ti­cas, romances sem cun­ho bíbli­co, pode? Com certeza, pode e deve ser lido, tam­bém! Com dis­cern­i­men­to, é claro! William Faulkn­er diz:

O que a lit­er­atu­ra faz é o mes­mo que acen­der um fós­foro no cam­po no meio da noite. Um fós­foro não ilu­mi­na quase nada, mas nos per­mite ver quan­ta escuridão existe ao redor.

Fantástico! 

Com a leitu­ra via­jamos, muitas vezes vive­mos as histórias, nos iden­ti­fi­camos com as per­son­agens, viven­ci­amos seus con­fli­tos e podemos ser ben­e­fi­ci­adas com essa vivência.

A leitu­ra pode traz­er sabedo­ria e nos aju­dar a ser­mos sábias. Ela pode aux­il­iar na autoes­ti­ma, pois ao saber­mos sobre deter­mi­na­do assun­to e ao exter­na-lo em um momen­to opor­tuno, pode traz­er con­fi­ança. Ler, nos aju­da a ter­mos um papo coer­ente e rel­e­vante.  Hoje em dia são tan­tas dis­trações que ler uma pági­na por dia parece impos­sív­el, mas inve­stir tem­po em leitu­ra é um gan­ho imen­su­ráv­el.

Deixo algu­mas dicas de leitu­ra. Alguns dos meus favoritos:

* O Café da Mul­ti­pli­cação (con­to) Marce­lo Gualberto

* O Hob­bit (alta fan­ta­sia) J.R.R Tolkien

* Abdu­lah escra­vo de Deus (biografia) Cílvio Meireles

* A Fan­tás­ti­ca Fábri­ca de Choco­late (fan­ta­sia) Roald Dahl

* Amor de Redenção (romance) Francine Rivers

* Crime e Cas­ti­go (romance) Fió­dor Dostoiévski

* A Dama o seu Ama­do e seu Sen­hor (casa­men­to) T. D. Jakes

Abraço aper­ta­do pra vocês!

Com Car­in­ho,

Helen

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias