ler para crescer

Ler para Crescer

Reading Time: 3 minutes

Olá, querida leitora deste blog tão fofo e abençoado! Se tu estás aqui, lendo este texto é porque estás interessada em aprender, certo?

Pois é, meninas não é possível crescermos em nenhuma área sem que dediquemos tempo para a leitura de materiais específicos sobre o tema a ser aprendido e apreendido. E há muito que aprender! 😉

Gosto de uma frase que “rola” por aí que diz: “lei-tura, a lei que resolve muitos problemas”. De fato, resolve mesmo, no sentido de que ao lermos a respeito de determinado assunto, pode acontecer de abrirmos o nosso entendimento a respeito de diversas situações em nossa vida e ao nosso redor, nos ajudando a compreender melhor tudo o que nos cerca e o que está dentro de nós.

Já ouvi muitas vezes a frase: “Eu não gosto de ler! Não tenho paciência para ler!” Mas não é somente uma questão de gostar, você não precisa gostar de uma coisa para compreender a importância dela e coloca-la em prática.  Aprender através da leitura é uma necessidade, não uma escolha de gosto/não gosto, a não ser que queiramos seguir na nossa caminhada da vida tropeçando por falta de conhecimento, de discernimento e de entendimento.

Mas o que ler?

Precisamos nos dedicar à leitura da bíblia. Esse livro é fundamental para conhecermos a vontade do nosso Pai Celestial. Mesmo que não entendamos o contexto da época, precisamos nos esforçar e estudar, pesquisar, memorizar as escrituras, ter o conhecimento das histórias, da narrativa deixada pelo próprio Deus para que saibamos a Sua vontade e o Seu propósito para a humanidade. Ela é o manual deixado pelo Criador, para nós. As escrituras nos apresentam no livro de Oséias 4. 6 o seguinte versículo: “o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” e nenhuma de nós quer ter uma vida destruída, não foi para isso que fomos criadas. Fomos criadas para desabrochar, florescer, e o hábito de ler, nos ajuda nessa caminhada! É imprescindível conhecermos ao Senhor. “Conhecer e prosseguir em conhecer a Ele.” Oséias 6. 3.

Alguém já falou: “Quando oramos falamos com Deus, quando lemos a sua palavra, Deus fala conosco”. Você quer ouvi-lo? Leia a bíblia! A bíblia é uma biblioteca, uma maravilhosa biblioteca com inúmeros livros, de diversos gêneros textuais. Ela é um verdadeiro tesouro. <3

Acredito também ser de grande importância a leitura de livros e artigos escritos por homens e mulheres de Deus que através da escrita serviram e servem como instrumento nas mãos do Senhor.

Ok.  A bíblia, como livro de cabeceira, de bolso e de vida é fundamental para o crescimento cristão. Artigos de blogs como esse do FéMenina e tantos outros que existem, são de grande valia, mas e a leitura de contos, crônicas, histórias fantásticas, romances sem cunho bíblico, pode? Com certeza, pode e deve ser lido, também! Com discernimento, é claro! William Faulkner diz:

O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor.

Fantástico! 

Com a leitura viajamos, muitas vezes vivemos as histórias, nos identificamos com as personagens, vivenciamos seus conflitos e podemos ser beneficiadas com essa vivência.

A leitura pode trazer sabedoria e nos ajudar a sermos sábias. Ela pode auxiliar na autoestima, pois ao sabermos sobre determinado assunto e ao externa-lo em um momento oportuno, pode trazer confiança. Ler, nos ajuda a termos um papo coerente e relevante.  Hoje em dia são tantas distrações que ler uma página por dia parece impossível, mas investir tempo em leitura é um ganho imensurável.

Deixo algumas dicas de leitura. Alguns dos meus favoritos:

* O Café da Multiplicação (conto) Marcelo Gualberto

* O Hobbit (alta fantasia) J.R.R Tolkien

* Abdulah escravo de Deus (biografia) Cílvio Meireles

* A Fantástica Fábrica de Chocolate (fantasia) Roald Dahl

* Amor de Redenção (romance) Francine Rivers

* Crime e Castigo (romance) Fiódor Dostoiévski

* A Dama o seu Amado e seu Senhor (casamento) T. D. Jakes

Abraço apertado pra vocês!

Com Carinho,

Helen

(Visited 89 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)