FéMenina

Laços quebrados podem ser restaurados

Você já reparou em como as cri­anças brin­cam com seus ami­gos? Elas riem, cor­rem, gri­tam e quan­do percebe­mos já começam os empurrões, dis­pu­ta de brin­que­dos e choro. O que é mais inter­es­sante perce­ber nes­sas “brigas” de cri­ança e que elas não duram nem 15 min­u­tos. As cri­anças pref­er­em deixar de lado os motivos das brigas para poderem con­tin­uar brin­can­do, ou seja, elas pref­er­em ser felizes do que terem razão.

Por que será que nós, que já não somos mais cri­anças, não temos essa facil­i­dade em per­doar as pes­soas que nos machu­cam? Por que será que é mais impor­tante gan­har uma dis­cussão do que man­ter uma amizade? É só olhar para o nos­so coração e encon­trar as respostas para essas e out­ras tan­tas per­gun­tas. Nos­so foco muitas vezes está ape­nas em nós mes­mos: eu quero ser feliz, eu quero ter a razão, eu não aceito que fale isso de mim, eu sou mel­hor do que o out­ro. São tan­tos “eus” que nos­so coração está sufo­ca­do de tan­to ego­cen­tris­mo e esta­mos cegos para enx­er­gar o out­ro e as neces­si­dades do outro.

Infe­liz­mente as pes­soas sem­pre irão nos decep­cionar e nós sem­pre ire­mos ficar magoa­d­os com elas; e a razão de tudo isso é porque o peca­do insiste em quer­er nos dom­i­nar. E todos os dias somos desafi­a­dos a lutar con­tra ess­es sen­ti­men­tos de autopiedade, baixa autoes­ti­ma para que eles não inun­dem o nos­so coração e nos tornem pes­soas amar­gu­radas e ressentidas.

Per­doar um ami­go que ofend­eu, traiu a con­fi­ança ou magoou pro­fun­da­mente é uma tare­fa difí­cil que não con­seguimos soz­in­has. Mas, quan­do lem­bramos dAque­le que nos ofer­e­ceu perdão e quis restau­rar a amizade conosco (mes­mo nós não mere­cen­do), podemos ter esper­ança que Ele nos dará força para per­doar out­ra pes­soa que é tão pecado­ra quan­to nós.

Laços que foram que­bra­dos entre ami­gos podem ser restau­ra­dos, porque lá na cruz Jesus, nos­so mel­hor ami­go, restau­rou o laço mais impor­tante que existe: a nos­sa amizade com Deus. Ele nos ofer­e­ceu perdão para que nós tam­bém pudésse­mos per­doar o nos­so ami­go: “Se não per­doarem os out­ros, o Pai de vocês, que está no céu, tam­bém não per­doará as ofen­sas de vocês”  (Mc 11.25).

Lem­bre-se que mes­mo que você se sin­ta extrema­mente magoa­da ou ofen­di­da com o seu ami­go, ficar remoen­do isso em seu coração não será bom nem para você e nem para ele. Ofer­eça seu perdão (mes­mo se você tiv­er razão para estar chatea­da) e não deixe que sua ale­gria seja rouba­da por pequenos detal­h­es, que pode­ri­am ser facil­mente resolvi­dos com uma con­ver­sa ou uma men­sagem no What­sAppEscol­ha ser feliz ao lado dos seus ami­gos do que quer­er sem­pre ter a razão!

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias