Isso foi feito para você!

É o que diz o anúncio comercial. Empresas com o foco no cliente são realmente o ideal. Você já foi a uma grande loja de artigos de decoração para casa? Dá a impressão que várias pessoas ficam pensando (e produzindo na indústria) o dia todo coisas que facilitam a sua vida com um bom gosto incrível. Isso custa, claro! Mas você não vê o valor todo, apenas o valor da parcela. E assim vai contribuindo para que as sociedades de consumo mantenham seus ciclos ativos. Parece até “nobre” contribuir com algo tão abrangente…rsrs

Méritos para a mulher que já atingiu o hábito do consumo consciente, sabe esperar e semear para o futuro, poupando e investindo uma parte. Mesmo que seja bem pequena, tá? Nada que esperar ter muito dinheiro para investir. Se não começar com pouco dificilmente o fará quando tiver muito porque isso é um estilo de vida sábio.

Para a grande maioria, minha oração é que considere a possibilidade de uma mudança de hábitos na vida financeira. Mordomia é a palavra na cultura bíblica aplicável aqui. Vale a pena conferir a Parábola dos Talentos em Mateus 25.14-30. Um texto se repete nos versículos 21 e 23 e quero destacá-lo aqui para reflexão pessoal no seu tempo com Deus. A ênfase na repetição expressa sua importância:

“O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”  Mt 25.21;23.

Quando você muda de residência descobre quanto consumo (e dinheiro) desnecessário. Não estou dizendo que consumir é um problema. Faz parte e é legal poder exercer seu direito de escolha. Isso mostra que você tem liberdade, o que é bom.

Tive um professor de mercado financeiro que havia sido diretor de instituição financeira por muitos anos. Ele compartilhava alguns dos conceitos que são passados nos treinamentos de profissionais da área de finanças. Ao ensinar algum cálculo que pode ser feito de duas maneiras, sendo que uma leva ao prejuízo uma das partes, explicava que para o cliente a informação chegava assim: “Isso foi feito para você”.

Uma informação com ênfase na emoção desvia o foco do raciocínio lógico. E, meninas, na concorrência entre a emoção e a razão, a emoção sai na frente porque dela vem a motivação para fazer as coisas, superar os desafios e sonhar com um futuro melhor.

Então, para encerrar, uma dica que encontramos também na Palavra de Deus, a fonte da vida saudável: Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.” Mt 10.16

Fabiana Silvestrini

(Visited 45 times, 1 visits today)
Posted in Bolsa Blindada.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)