FéMenina

HOMENAGEM | 8 DE MARÇO | DIA DA MULHER


Dia de hom­e­nagem à mul­her – parece coisa de cam­pan­ha, manchete de tele­jor­nal – coisa encomen­da­da. Talvez a intenção, ao cri­ar o Dia Inter­na­cional da Mul­her, ten­ha sido mes­mo muito boa – alguém enx­er­gou injustiças e quis colo­car tudo em seus dev­i­dos lugares. Cer­ta­mente foi útil – chamou a atenção do mun­do mas­culi­no para algo além das “belas for­mas” de uma mulher.

Mas esta­mos em um novo sécu­lo – “as coisas vel­has já pas­saram…” – o fato das mul­heres terem sido recon­heci­das como seres humanos em igual­dade de condições em relação aos home­ns, trouxe muito mais do que sim­ples vis­i­bil­i­dade; trouxe, jun­to com os priv­ilé­gios, muito mais respon­s­abil­i­dades. Parece que ser mul­her se tornou uma tare­fa mais difí­cil nos tem­pos atuais.
A começar pela aparên­cia físi­ca, esta­mos “for­matadas” em mod­e­los exigi­dos pelos “donos da moda” – é pre­ciso man­ter o peso (baixís­si­mo), a mus­cu­latu­ra, a pele de porce­lana, os cabe­los soltos ao ven­to (mas impecáveis ‑se ajus­tam com um sim­ples bal­ançar!), ficar imune à “tpm” e out­ros que tais.
Além dis­to, a mul­her mod­er­na tam­bém pre­cisa ser “expert” – pre­cisa se destacar no mun­do dos home­ns – tem que ser a mel­hor vende­do­ra, a que faz tudo mais rápi­do e efi­cien­te­mente, mais gen­til,  mais ante­na­da, mais ami­ga de todos, aque­la que tem mais jeit­in­ho para falar com o “chefe mal humora­do”, ter as mel­hores ideias e saber resolver os prob­le­mas – ufa! – quase mulher-maravilha!
E quan­do chega em casa, depois de um dia assim,  a situ­ação é difer­ente (mais difí­cil, caso ela não ten­ha sido depen­dente de Deus para escol­her seu mari­do e for­mar sua família): as tare­fas domés­ti­cas são “coisa de mul­her” – mes­mo com todos os eletrodomés­ti­cos mod­er­nos que este­jam à dis­posição.  Não tem jeito – em ger­al, os home­ns são meio desajeita­dos para admin­is­trar o lar – o “Oscar de mel­hor admin­istrado­ra” vai sem­pre para a mul­her. Ela con­segue faz­er várias coisas ao mes­mo tem­po.  Por isso, quan­do ela chega em casa, depois de uma jor­na­da lon­ga no tra­bal­ho, a tur­ma do sofá res­pi­ra alivi­a­da – a “dona da casa” vai colo­car tudo em ordem rapid­in­ho: vai servir a comid­in­ha gos­tosa (depois lavar a louça), ver a tare­fa do fil­ho, a roupa a ser lava­da e pas­sa­da, a lista de com­pras (que ela mes­ma exe­cu­ta), o remed­in­ho para o mal estar do mari­do, o car­in­ho para os que tiver­am um dia ruim, o apazigua­men­to com a viz­in­ha que ficou chatea­da, a ração do cãoz­in­ho, etc. Bem mais tarde, a mul­her con­segue um tem­po para cuidar de si mes­ma – um ban­ho, cuidar dos cabe­los, os remed­in­hos inevitáveis, preparar a roupa para o dia seguinte (de toda a família), os cremes, o cheir­in­ho gos­toso – afi­nal, se for casa­da, ela vai dormir com seu marido… 
Aque­las que “ain­da” não têm mari­do, vão para o face­book e lá tem mui­ta coisa para atu­alizar – leva um tem­pão.  Mas é pre­ciso não des­cuidar das horas de sono – man­ter a beleza é necessário – no novo dia, de man­hã, ela pre­cisa estar impecáv­el!  É mes­mo mis­são para “mul­her-mar­avil­ha”!  Algu­ma meni­na que este­ja lendo este tex­to, pode até desi­s­tir de crescer. Mas peço cal­ma – um pouquin­ho mais só comigo. 
Nos­so Deus já sabia de tudo isso e “equipou” a mul­her com todos os aplica­tivos necessários para que ela desem­pen­he tudo isso com nat­u­ral­i­dade – é fan­tás­ti­co – “todas nós con­seguimos” (algu­mas com efi­ciên­cia menor em algum que­si­to, é ver­dade). Mas, no ger­al, vive­mos bem com todas essas exigên­cias da vida mod­er­na. Só Deus mes­mo para orga­ni­zar esse crono­gra­ma tão emaran­hado; mas no fim, depois de uma boa noite de sono, esta­mos novas em fol­ha – prontas para “out­ra”.  Matar um leão por dia é conosco mesmo!
O mais legal é que temos asses­so­ria “div­ina” disponív­el, a qual­quer tem­po e hora – se o celu­lar estiv­er lig­a­do no número de Deus, não tem erro que não pos­sa ser evi­ta­do e/ou cor­rigi­do a tem­po. Quan­do Deus nos “pro­je­tou”, ele nos chamou de “aju­dado­ras”, lem­bra?  Pois é isso mes­mo – nos­sa mis­são é “aju­dar”: — a todas as pes­soas ao nos­so redor – a todo tem­po, seja qual for a situ­ação – pre­cisamos estar disponíveis e aten­tas!  Nesse pon­to pre­cisamos do con­ta­to, a sin­to­nia per­fei­ta com nos­so Cri­ador – Ele tem peças de reposição em abundân­cia — (da mente, dos sen­ti­men­tos, das emoções) – pode nos refor­matar a qual­quer momen­to. Mas estar lig­a­da nEle, num rela­ciona­men­to ínti­mo e ver­dadeiro é que vai garan­tir essa ren­o­vação, cada recomeço, de cada dia.
Ser mul­her é muito bom, muito legal, é uma invenção genial do Cri­ador. O tex­to bíbli­co diz que somos o “…tem­p­lo do Espíri­to San­to…” (1ª Cor. 6:19) e tam­bém “o bom per­fume de Cristo” (2ª Cor. 2:15) – tem algo mais pare­ci­do com “ser mulher”?

Liete G. Gomes
Flo­ri­anópo­lis | SC

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias