halloween

Halloween – E aí? Pode comemorar?

Reading Time: 2 minutes

O início da comemoração do Halloween começou cerca de três mil anos atrás com os celtas. Eles comemoravam durante três dias, iniciando no dia 31 de outubro, o fim do verão e a passagem do ano celta, que se inicia no dia 1º de novembro.

Até aí tudo bem. Porém, este povo era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Com isso, eles acreditavam que no dia 31 de outubro os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o objetivo principal de se defenderem desses maus espíritos. Com o passar dos anos, a festa foi se transformando e ganhando novas tradições. Atualmente, ela pouco tem a ver com sua origem.

 Sobre alguns costumes dessa comemoração, segues algumas curiosidades:

  • O pedido de doces realizado pelas crianças está relacionado com a antiga tradição celta. Como forma de apaziguar os espíritos maus, as pessoas lhes ofereciam comida. As mulheres celtas faziam um bolo chamado de “bolo da alma”.
  • A tradição da vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”. No entanto, na história original a abóbora era um nabo. Jack era um beberrão que, enganando o diabo, conseguiu escapar do inferno. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu, de modo que sua alma passou a vaguear pelas noites usando uma lanterna para iluminar o caminho. A lanterna era feita com um nabo. Tendo em conta a abundância de abóboras na época da festa nos Estados Unidos, elas tomaram conta da decoração da festa.

Pronto! Agora que eu já expliquei para você a origem e significado dessa festa, vamos o que interessa: Como cristãs, podemos comemorar?

Em primeiro lugar quero recordar daquele versículo que diz “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. I Coríntios 6:12

Poder, pode!

Mesmo porque, vamos ser sinceras, quem realmente “comemora” o Halloween? Mas a questão é:

Convém? 

Convém você se caracterizar de bruxa, fada, caveira, estar em uma festa com o tema Halloween para você que é cristã? Como cristãs, devemos sempre avaliar nossas ações, e nos afastar de tudo aquilo que não agrada a Deus.  Esse deve ser o nosso filtro.

Mas…

Você sabe o que mais acontece no dia 31 de outubro? A reforma protestante! Tá aí um bom motivo para ser celebrado! O retorno às Escrituras Sagradas! Te convido para uma nova tradição: Que tal chamar os amigos e a família para um jantar e juntos analisarem se não temos alguns pontos em que precisamos voltar às escrituras? Garanto que será um tempo muito bem investido!

Feliz dia da Reforma Protestante! 🙂

Ps: E agora que você sabe a origem da festa do halloween, faz menos sentido ainda comemorar algo assim, não é mesmo?

Fonte: https://www.todamateria.com.br/historia-do-halloween/

Equipe FéMenina

(Visited 206 times, 1 visits today)
Posted in Datas comemorativas.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)