gestão de tempo

Gestão de Tempo: Dicas importantes para você

Reading Time: 3 minutes

Como está a gestão de tempo da sua vida?

Se vocês são como eu, sabem muito bem o que é ter uma vida agitada, não é?

Trabalho, faculdade, ministério, afazeres domésticos, vida social, e muitas outras atividades fazem parte da minha rotina, e não dificilmente me deparo com situações em que tudo acontece ao mesmo tempo. Lidar com essa pressão não é moleza, mas acredite: é possível ajeitar a bagunça e cuidar de tudo.

O principal desafio de toda essa loucura é honrar ao Senhor com o nosso tempo, porque é um erro muito comum priorizarmos outras tarefas que aos nossos olhos carnais são mais importantes que a nossa vida espiritual.

Nunca esqueça: nada é mais importante que o Senhor, inclusive, é Ele quem nos capacita a realizar todas as nossas tarefas.

Então coloque tudo em ordem e mão na massa! 🙂

Separei a seguir algumas dicas importantes para que você consiga administrar o seu tempo de uma forma eficiente e eficaz.

1. Não se desespere (FL 4:6-8):

Lidar com a pressão não é fácil, muitas coisas para fazer e pouco tempo. Mas o segredo é manter a calma, e assim, colocar os pensamentos em ordem para realizarmos nossos afazeres com esmero.

Mas como posso manter minha mente limpa?

A bíblia nos ensina a entregarmos todas nossas ansiedades a Deus, porque Ele nos dá a paz, e nos nossos pensamentos devem estar as coisas do Alto, o resto Ele cuidará, então esse é o primeiro passo.

Para organizar seus pensamentos, você pode anotar tudo que está em sua mente e organizá-los por categoria, utilizando uma agenda, um mural ou até mesmo ferramentas virtuais para isso. Por exemplo: Defina categorias como afazeres, compromissos, necessidades, etc. e vai anotando. Gosto muito de usar um mural de post-its, em que cada papelzinho leva um pensamento, assim toda aquela preocupação de não esquecer ou de ter muita coisa e não saber por onde começar vão embora. 

2. Faça uma lista de prioridades (LC 14:28-32):

O planejamento é essencial para conseguirmos dar conta de tudo o que precisamos. Agora que já temos nossos pensamentos escritos, visuais, devemos coloca-los em ordem de prioridades.

Você pode separá-los em colunas, como urgentes, importantes e adiáveis, colocando em primeiro lugar a tarefa que é mais importante e possui o menor prazo. Assim você evita de começar suas atividades pelo que é frívolo, deixando o indispensável para o final, aumentando ainda mais a pressão.

3. Mantenha uma rotina diária de devocional e oração (MT 4:4; 6:33; EF 6:18; IS 65:24; PV 16:9)

Falando em prioridades, a mais importante delas é a sua vida de devocional e oração. Pode até parecer um compromisso adiável, mas não é; dependemos de Deus para todas as coisas, em todas as áreas.

Quando temos muitas coisas para fazer, podemos sentir-nos pequenas e incapazes. Mas desde a mais simples até a mais importante das nossas atividades, dependemos de Deus, é Ele quem nos capacita e nos dá a paz. Deus conhece necessidades e fraquezas que nós mesmas não vemos, e nos supre antes mesmo de pedirmos.

Manter uma vida de devocional e oração é manter um relacionamento com o Criador, e Ele guiará nossos passos. Temos livre acesso ao Pai, não deixe de pedir, e também agradecer, Ele te ouvirá.

4. Não desperdice tempo (PV 6:6-8; 2TS 3:11):

Nada de procrastinar, deixando tudo para última hora, se possui afazeres, mão à obra.

Desperdício de tempo não honra ao Senhor, aumenta nossa carga de serviços, e nos deixa estressadas, não faz bem à saúde carnal e espiritual. Por isso, utilize seu tempo de forma sábia. Tenha uma agenda e separe horários específicos para cada atividade, por exemplo: hora de estudar, hora de devocional, compromissos, etc. Se você tem dificuldades para manter essa disciplina, encontre uma amiga que a ajudará a planejar e acompanhar o desempenho das atividades de acordo com a sua agenda.

5. Não assuma mais compromissos do que possa cumprir (EC 5:2-7):

Não adianta comprometer-nos com aquilo que não iremos cumprir, parece óbvio, mas é muito comum cometermos esse erro.

Devemos aprender a dizer não, que não conseguiremos cumprir determinado prazo ou que não conseguiremos realizar alguma tarefa. Assumir que não dará conta de tudo não é algo ruim, é sábio, e o próprio versículo em destaque diz: “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (EC 5:5).

6. Lazer é importante (GN 2:3; EX 34:21):

Sim, devemos ter um momento de descanso, um dia de passeio no parque, ir ao cinema, jantar fora, ou mesmo ficar em casa, vendo um filme ou lendo um livro, mas o mais importante: manter a mente livre, sem preocupações. Então coloque em sua agenda um período dedicado para o lazer, preferencialmente ao final de todas as tarefas importantes, mas com uma certa frequência, pode ser um dia por semana, ou até mesmo uma hora por dia, como melhor se adequar a sua rotina.

“O trabalhador merece seu salário” (1TM 5:18)

Thalyta Dib Mertens

(Visited 146 times, 1 visits today)
Posted in Conselhos de amiga.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)