Estou na universidade, e agora?!

Depois da felicidade de entrar na universidade, surgem algumas duvidas e questionamentos: “Será que é isso mesmo?”, “É diferente do que imaginei…”

Mas esse é só o começo… Ao longo da jornada rumo ao diploma você vai perceber que o seu curso é muito mais abrangente do que você imaginou, e com isso novas oportunidades se abrem. Talvez a área que você tinha certeza que era a sua já não seja mais tão interessante assim. No meu caso foi isso que aconteceu… Eu sou biomédica e, como grande parte dos calouros, sonhava eu ser perita criminal (Olá, CSI!!) mas tendo contato com outras áreas percebemos (eu e os outros também) que não era bem isso que queríamos e cada um de nós seguiu para outra área de interesse. E nessa hora é normal surgirem muitas dúvidas.

Minha dica é: Busque experiência! A teoria pode ser muito diferente do que a prática. E é muito importante ter vivência com as áreas que você se identifica. Faça estágios e atividades com outras visões (projetos de extensão, iniciação à docência, etc.), se possível tenha contato com mestrandos e doutorandos. Com essa variedade de informações e observações você vai estar mais preparado para decidir onde e como se vê trabalhando.

E quando decidir onde quer atuar se empenhe em ter experiência com isso… Muito se engana quem pensa que o essencial durante a graduação é ter notas excelentes e concluir o curso no tempo previsto. É claro que isso é importante, mas depois de graduado o que vai contar realmente na busca por um emprego é a sua vivência profissional! Então aproveite o máximo que puder esse período, experimente áreas de afinidade e, quando decidir, se dedique a ganhar experiência!

E o mais importante… Procure sempre a orientação de Deus, Ele com certeza tem o melhor reservado para você 😉

“Confie no Senhor de todo o seu coração
 e não se apoie
 em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor
 em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3. 5-6

Bruna Jacomel Mestranda em Microbiologia na UFPR Curitiba/PR

(Visited 95 times, 1 visits today)
Posted in Papo de Universitária.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)