FéMenina

Elegância à mesa

Nestes tem­pos mod­er­nos e muito rápi­dos, a gente gos­ta de com­er infor­mal­mente, geral­mente nas praças de ali­men­tação dos shop­pings e lan­chonetes – é muito mel­hor e mais bara­to. Con­cor­do ple­na­mente – tam­bém faço isso. 

Por aca­so, estando num local assim, dia destes, observei uma meni­na “ata­can­do” um enorme san­du­ba, com a pres­sa evi­dente em cada gesto – parece que que­ria faz­er mil coisas a cada momen­to.  Mas esta­va muito sem pos­tu­ra – quase debruça­da sobre o pra­to, engolin­do o san­duíche em grandes bocadas, sem nen­hu­ma graça ou fem­i­nil­i­dade. Talvez ten­ha sido só daque­la vez – talvez ela estivesse mes­mo com mui­ta pressa. 

Mas fiquei a pen­sar que, ness­es pequenos gestos, a meni­na mostra seus atrib­u­tos, seu jeit­in­ho fem­i­ni­no de ser lin­da e char­mosa. Os meni­nos estão obser­van­do – e gostam das meni­nas mais fem­i­ni­nas, mais jeitosas. Não querem pas­sar a vida fazen­do refeições ao lado de um “motorista de cam­in­hão” (com o dev­i­do respeito aos profis­sion­ais do ramo – alguns têm bons mod­os à mesa). 

A dica é com­er deva­gar, até para saciar a fome lenta­mente – o estô­ma­go vai se sat­is­faz­er com menos comi­da. Quan­do estiv­er masti­gan­do, deixe o tal­her apoia­do no pra­to e “nuu­u­un­ca” fale com a boca cheia – é feio demais. É bom lem­brar que nos­sos hábitos rev­e­lam muito a nos­so respeito – devo­rar a comi­da, por exem­p­lo, é sinal de ansiedade – geral­mente, afas­ta as mel­hores com­pan­hias.   

        
Com car­in­ho,
Vovó Desco­la­da
                                                                                                                                          

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias