Dor

Texto Bíblico: Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala. Jó 36:15

O problema da dor e do sofrimento sempre foi um grande questionamento para mim. Tudo começou na adolescência: eu, muito questionadora como sou, me perguntava porque Deus permitia que a dor fosse tão presente na vida de algumas pessoas e não tão presente na vida de outras. Na busca por entender melhor as motivações de Deus, li vários artigos e livros sobre o assunto; algumas perguntas foram, se não completa, pelo menos satisfatoriamente respondidas, outras não. Mas eu entendi que agora não nos compete entender o quadro todo. E minha ótica mudou de foco, eu passei a refletir sobre como Deus age na dor e no sofrimento.

Em toda Bíblia observamos pessoas que sofreram, mas vou citar apenas dois exemplos. José, filho de Jacó com Raquel, invejado por seus irmãos, foi jogado num poço e vendido como escravo. Posteriormente foi preso por algo que não fez. Consigo me imaginar no lugar de José, se sentindo abandonado e odiado pela família e humilhado em terra estrangeira. Jó era um homem justo de Deus, mas tudo o que ele tinha lhe foi tirado: riquezas, filhos e a saúde. Sua dor era emocional e física, devastação total.

Ambos personagens eram fiéis a Deus, os dois sofreram, e para os dois a dor resultou em algo maior. José recebeu de Deus a capacidade de interpretar sonhos e, durante seu tempo na cadeia, interpretou os sonhos de faraó. Através de sua previsão, milhares de pessoas, incluindo sua família, tiveram acesso a alimentos durante os 7 anos de seca. Jó sobreviveu a devastação, demonstrou sua fé e fidelidade a Deus. Deus o honrou e ele pode conhecer verdadeiramente ao Senhor. Ele cresceu na fé e sua vida têm servido de exemplo até hoje.

Algumas vezes Deus tem um objetivo para a dor. Mas a partir do momento que nos entregamos à Ele, nos sujeitamos a Sua vontade e nos colocamos para uso de Seu propósito. Outras vezes, a dor não vem como vontade de Deus, mas em consequência de um mundo que caiu em pecado. E até nestes casos Deus age, Ele sempre transforma a dor em algo maior, em algo significativo. Como bem disse uma vez o meu pastor: “Deus não desperdiça sofrimento”, da dor Ele faz surgir algo bom.

Neste ano quais foram as suas dores? Você consegue identificar o agir de Deus através delas?

(Visited 235 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas, Série Devocional FéMenina.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)