Domínio Próprio – Educando o seu coração!

Olá meninas lindas, hoje vamos conversar sobre um assunto que vem mexendo profundamente comigo nesses últimos dias: DOMÍNIO PRÓPRIO. Que assunto, hein?

Nos meus encontros com o Pai, tenho colocado em oração que eu desejo desenvolver os fruto do espirito, e que nas minhas atitudes as pessoas possam perceber Cristo: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23

Então, eis que o Senhor me ouviu, e Ele começou a trabalhar na minha vida com Domínio Próprio… logo o que ao meu ver era o mais difícil. Por isso, eu gostaria de dividir com vocês o que tenho aprendido.

Encontramos na Bíblia versículos que falam sobre o nosso coração, que ele é enganoso e impuro. E o que especificamente o Senhor tem trabalhado em mim? “Manuela, você tem que educar seu coração, dominar os seus sentimentos e emoções, a vida de uma pessoa cristã não deve ser pautada no que ela está sentimento no momento, mas sim na fé em MIM (DEUS).”  Como diz em Jeremias e em Mateus:

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17:9

“Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.” Mateus 15:19

O nosso coração é enganoso e corrupto, aquilo que estamos sentindo não deve nos dominar, as circunstâncias ao nosso redor não devem ditar como agiremos com o nosso próximo, com Deus e com nós mesmas. E principalmente, não devem afetar o nosso amor, a nossa relação e a nossa visão de Deus. Não importa o que estamos vivendo, o que estamos passando, devemos nos alegrar sempre, sermos gratas em todo o tempo, porque o Senhor é bom.

Todas as situações que enfrentamos são para nosso bem, Deus é amor independente do que Ele permitiu para nossas vidas, e devemos ser gratas e alegres diante dEle!!

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:16-18

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” Filipenses 4:4

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” Filipenses 4:12

Mas Manu, como eu posso estar alegre, contente e grata, se tenho passado por tantas tribulações, tanta coisa tem dado errado na minha vida? Como posso louvar a Deus se só tenho enfrentado problemas? Calma amiga, está na Bíblia essa resposta:

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” Colossenses 3:2

“Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.” Romanos 8:18

Como cristãos, não devemos focar em nossos interesses, nossa missão aqui não é realizarmos todos os nossos desejos e sonhos, mas sim cumprirmos o plano de Deus. Então, não devemos ficar olhando os nossos problemas e procurando resolver aquilo que nos deixa aflito. Precisamos deixar de lado o egocentrismo: EU quero ser feliz, EU quero ter uma casa, EU quero realizar os MEUS sonhos e olhar para as coisas do alto, para os planos do Senhor! Diferente do que a sociedade nos diz, não devemos seguir o nosso coração, mas sim seguir o que a palavra de Deus nos orienta.

Tá, mas e como posso fazer tudo isso? Deixando os meus problemas sem solução? Minha vida vai virar um caos? Em Filipenses encontramos essa resposta, mais especificamente em um versículo que é muito conhecido…

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. ” Filipenses 4:6,7

Quanto entregamos todas nossas dificuldades e limitações ao Senhor, crendo que no tempo dEle, e da forma dEle vai ser resolvido, conseguimos finalmente descansar e sermos gratas. Mas se entregarmos apenas uma parte, e ficarmos tentando achar uma solução ao nosso modo, impedimos o agir do Senhor, não conseguimos resolver a situação, ficamos ansiosas e “reclamonas”, com nosso coração cheio de ingratidão e amargura.

Ou seja, nós como cristãs precisamos educar nossos sentimentos, ter domínio sobre aquilo que sentimos, para que possamos viver alegremente como diz na palavra. Aquilo que temos vivido e enfrentado não pode determinar a nossa fé e a nossa alegria.

Não posso ler a Bíblia, orar, adorar e buscar a Deus somente quando eu tenho sentimento de felicidade ou ser grata só quando a situação é favorável. Não posso ser movida pelos meus sentimentos do momento, amar somente aqueles que retribuem o meu amor, ou orar somente pelas pessoas que eu gosto. Não posso fazer tudo aquilo que a minha carne deseja, ou fazer só aquilo que eu quero, buscando somente satisfazer os meus prazeres pessoais:

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” Gálatas 5:24,25

Além disso, temos um grande exemplo na Bíblia de uma pessoa que não dominou suas emoções e sentimentos, mas sim foi dominado por eles, procurando a qualquer custo satisfazer os desejos da sua carne e isso gerou um grande problema: Davi.

Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus, ele era um grande rei, mas não conseguiu dominar suas emoções e sentimentos diante de Bate-Seba, cometeu adultério, e teve trágicas consequências que afetaram tanto ele como toda a sua família, por um extenso período da vida deles.

Finalizando meninas, depois de todos esses versículos o que eu quero salientar para vocês é: Guardem os seus corações, dominem os seus sentimentos e emoções, não se deixem levar pelas circunstâncias, mas eduquem os seus corações para que vocês sejam gratas e alegres em todo o tempo (e independente se o tempo for de sol ou chuva kkk). Não se tornem amargas, nem “reclamonas” e não deixem a ansiedade, raiva ou tristeza tomar conta de vocês.

Espero ter conseguido passar para vocês aquilo que tenho aprendido, desejo que Deus derrame sabedoria sobre cada uma, e que possamos educar os nossos corações e sentimentos!

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de EQUILÍBRIO.”

2 Timóteo 1:7.

Beijos da Manu Pasquali Allebrandt

 

(Visited 184 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas.

One Comment

Gostou do post? Deixe seu comentário :)