Adoração

Disciplinas Cristãs Espirituais – Adoração

Existem algumas disciplinas espirituais que são mais conhecidas do que outras. Leitura bíblica, oração e jejum: considero este o tripé mais famoso. (Se ele fosse tão praticado quanto conhecido seria bem melhor). Nós como igreja de Cristo falhamos em servir a Cristo com disciplina. Somos inconstantes e mornas, muitas vezes. E isso acontece semana após semana, por n motivos. Gostaria de pensar em um deles que eu chamo de: Esquecimento de Quem Ele é.

As disciplinas espirituais não devem ser feitas por rotina, porque tem um post it nos lembrando na parece ou porque nossos lideres nos impuseram. Não é uma questão de fazer, portanto. É uma questão de viver a disciplina com motivações corretas, porque lembramos o que Ele nos disse em sua palavra e o amamos a ponto de obedecer qualquer ordem (claro que algumas vezes essas ordens nos são lembradas por nossa liderança, post its, agendas, despertadores, etc…).

Pois bem. Se minha intenção hoje é pensar na raiz de não nos empenharmos nas disciplinas e eu a chamo de Esquecimento de Quem Ele é, vamos logo falar da disciplina por trás das outras, a adoração.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.  João 4:24

A partir do texto acima vamos pensar sobre adoração verdadeira como uma disciplina espiritual clara e base pras outras.

  • Deus é espírito: devemos adorar nosso Deus com nosso espírito e não com nossas palavras. “Mas Emanuelle, que absurdo é esse? Não devo louvar a Deus? Não devo cantar ou falar palavras de exaltação?” Claro que deve, amada amiga. Claro que sim e sempre. Mas se isso for a verdade do seu espírito. Se você não estiver sendo adoradora no seu espírito antes das palavras passarem por sua boca não estará certo. Fazemos porque estamos em congregação? Por que é nossa escala? Por que temos o costume? Não. Fazemos porque nosso espírito se comunga com o Santo Espírito e isso nos leva a adorar a Cristo ver-da-dei-ra-men-te. Sem mascaras e com muito amor e temor.
  • Sabemos quem Ele é: se sabemos quem Deus é o serviremos com essa disciplina e com as outras. Por reconhecermos que ele é digno, é a resposta, é a água da vida, é tudo em todos, é o Messias prometido. Te desafio a olhar o contexto do nosso versículo. João 24 contem palavras preciosas sobre adorar e evangelizar (também outra disciplina incrível). A mulher samaritana é um grande exemplo de reconhecimento de Cristo e adoração a partir disso. Leia esse capitulo ainda hoje pra entender melhor o que estamos pensando aqui. Mas resumidamente é isso: se sabemos quem ele é o adoramos. O servimos com adorações continuas e até algumas “absurdas” (aquelas no meio de tempestades e dores). Às vezes ele vem nos confrontar ao invés de nos confortar, mas ainda assim o adoramos., porque ele continua sendo quem é.
  • Afaste-me de quem eu sou: o verso diz que importa que quem adora a Deus, assim o faça em espírito e em verdade. Isso quer dizer que alguns não o adoram. Essa opção também existe. Mas quem não adora a Deus automaticamente adora outra pessoa: seu eu. Pare e pense sobre isso. Suas atitudes são de uma adoradora de Deus ou da auto imagem? Ou da Netflix? Ou do trabalho? Ou do palco? Ou do sexo? Ou do conforto do lar? Ou dos filhos? Adorar a Deus deve me afastar cada vez mais de mim mesma (dos meus desejos, da minha carne sempre pecadora), tal como foi com a mulher samaritana. Longe de seu pecado de adultério e perto do Messias, Salvador e Deus, ela adorou e viveu diferentemente.

Para refletir:

Minha adoração é verdadeira?

Sirvo a Deus com meu espírito?

Enriqueço outras pessoas com meu crescimento em adoração?

Consigo perceber Deus em cada momento e assim adorar a ele por tudinho?

Tenho sido aplicada nessa disciplina nos bastidores de minha vida?

Meninas, como sempre um prazer crescer com vocês e servir a Deus escrevendo para irmãs em Cristo. Que Deus nos ajude a praticar tudo que aprendemos hoje e a servi-lo melhor a cada dia. Fiquem na paz e adorem a Deus sempre!!!

 

Emanuelle Bartolomeu

Disciplinas Cristãs Espirituais – Oração

Disciplinas Cristãs Espirituais – Meditação | Estudo da Palavra

Disciplinas Cristãs Espirituais – Serviço

(Visited 53 times, 3 visits today)
Posted in Séries.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)