Deus: Meu melhor amigo

Reading Time: 3 minutes

Amizade: efeito puro e desinteressado, carinho, afinidade, conexão entre amigos.

Amigo: que tem amizade, amistoso, que gosta muito de algo/ alguém.

( Diccionario de la Lengua Española. P. 56 )

Pela definição do dicionário amizade tem efeito puro e desinteressado, afinidade, conexão entre pessoas. Como o caso aqui é a amizade com Deus, a CONEXÃO deve ser com Ele. Quando temos uma amizade com alguém especial, que realmente faz diferença em nossa vida,  nós, seres  “relacionais”, presamos por cultivar as nossas amizades ou a nossa amizade, às vezes não temos tantas assim, mas todas (os) nós, acredito, temos alguém especial que nos aconselha, ajuda e consola nos momentos difíceis, ou deveríamos ter. Precisamos muito disso!!!

Na bíblia lemos que Abraão era amigo de Deus, sua conexão com o Senhor foi tão grande que mesmo  diante do pedido feito por Deus, para que ele sacrificasse o seu único filho, Isaque, Abraão não duvidou da soberania de seu divino amigo. Ele confiou! (Gn 22.2).

Confiança faz parte da amizade.

Ter a Deus como nosso melhor amigo é confiar que Ele tem o melhor para nós, mas muito mais do que Ele ter, é Ele SER  o melhor para nós!

Nossa/ nosso “melhor amiga (o)”, nossa (o) “best Friend forever” em um momento ou outro irá falhar conosco, nós falhamos, é natural do ser humano falhar, as decepções são mútuas nas amizades, por mais que tentemos fazer o nosso melhor, chegará o dia em que não “daremos conta do recado” e deixaremos a desejar, e vice-versa. Só que, quando nossa confiança está depositada naquEle que nos chama de “amigos” (Jo 15.14),  naquele que quer ter esse tipo de relacionamento conosco, ou seja, quer ter intimidade, afinidade, conexão, permitiremos ao outro falhar, pois nossas expectativas serão reais em relação às pessoas.

Acredito que o segredo “anti-frustração” seja ter a Deus como melhor amigo. Ele é imutável. Ele é suficiente! Que alegria é tê-lo como “best friend forever” para sempre mesmo! Desde já!!!

Mas, como se concretiza uma amizade com alguém que não está no âmbito material, como relacionar-se com um ser espiritual? Isso é possível quando nos tornamos cheios do Espírito Santo, quando cultivamos uma caminhada linda de amizade com a Trindade isso se torna possível, pois o Deus Pai e criador de todas as coisas, através do Deus Filho que se entregou para reestabelecer essa amizade, nos dá do seu Santo Espírito possibilitando àquela e àquele que creem, ter a Deus, como o seu melhor amigo. Gosto muito de uma canção de  Adrian Romero que diz: “eres Jesús, sublime poesia para mi canción (…)  Jesús mi amigo fiel no hay nadie como tu”.

Quando Deus, para nós, deixa de ser simplesmente um conceito e passa a ser um amigo,  alguém em quem confiamos, esperamos e depositamos as nossas expectativas, certamente desfrutaremos de maior satisfação, pois Ele é a fonte de tudo aquilo de que ansiamos. Em uma amizade verdadeira existe sinceridade, questionamentos, dúvidas e a possibilidade da clareza. Aquilo que não entendemos pode ser exposto e obteremos a resposta.

Ao caminharmos com Deus em amizade, a nossa cosmovisão é transformada, aprendemos a amar porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). Aprendemos a perdoar por que somos perdoados por Ele. Precisamos de amor e perdão, diariamente. Esse amigo nos assegura os dois.

Que a partir de hábitos práticos, possamos desenvolver e cultivar a nossa amizade com Ele, seja através da oração, da conversa sincera, seja nos dedicando cada vez mais a leitura da bíblia, seja através de encontros rotineiros com Aquele que me e te chama para sermos mais do que seus servos, que nos chama para sermos seus amigos.  (Jo 15.15).

 

(Visited 1.417 times, 8 visits today)
Posted in Conselhos de amiga.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)