críticas

Críticas?

Texto bíblico: Provérbios 13:1-3

“O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão. Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência. Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.”

Deixa eu te perguntar algo: você gosta de criticar os outros?

Um erro comum para nós, seres humanos, é focarmos no erro das outras pessoas. Só que, o que muitas vezes não levamos em consideração, é que todos erram – inclusive nós mesmos. Além de ser pecado, falar mal dos outros e fazer criticas “desconstrutivas” é um desperdício de tempo, pois nem sempre sabemos o contexto completo da história de vida das pessoas. Isso me faz lembrar de uma letra muito bonita que a Marcela Taís escreveu que diz assim:

“Quem somos nós pra ditar

O valor de alguém?

Somos pó

Não podemos julgar ninguém

Ninguém sabe a dor

Que o outro passou

Ninguém sabe as lutas

Que o outro lutou”

Esta música nos incentiva a sermos mais amáveis e tolerantes com as pessoas. Nos incentiva a olharmos além das aparências e chegarmos ao coração das pessoas. Você já pensou que muitas das nossas críticas, não passam de “rabugices” ou “preferências” nossas? Por isso antes de falarmos algo que pode magoar alguém, devemos nos perguntar se isso é construtivo e irá de alguma forma ajudar no crescimento do outro.

No dia de hoje reflita sobre suas palavras e observe se elas são puras, amáveis e verdadeiras. Lembre-se que elas revelam o conteúdo do seu coração. Ah, e cuidado com as críticas em excesso – elas poluem amizades, desanimam corações enfraquecidos e ignoram o contexto que pode ser diferente do que você imagina.

Maxieli Krüger Araujo

 

 

(Visited 135 times, 1 visits today)
Posted in Série Devocional FéMenina.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)