FéMenina

Concurso Público! Você Encara? Parte I

Há difer­entes opiniões quan­do o assun­to é con­cur­so Públi­co. Há os que pen­sam que é per­da de tem­po, afi­nal o número de con­cor­rentes por vagas é algo, a primeira vista, assus­ta­dor e con­seguir uma colo­cação entre os primeiros é quase um mila­gre. Há out­ros que até con­sid­er­am uma boa opção, no entan­to vin­cu­lam esta área a fraudes e cor­rupção no Brasil e isso, des­en­cadeia um sen­ti­men­to de frus­tração. Há ain­da out­ros que sen­tem uma leve moti­vação a se dedi­carem, porém o desân­i­mo fala mais alto quan­do deparam-se com resul­ta­dos insu­fi­cientes nos primeiros sim­u­la­dos e com tem­po reduzi­do para estu­dar. Por fim, há aque­les que desistem antes mes­mo de começar pois não dis­ci­plinam-se em reser­var um tem­po para a exe­cução desse projeto.

Como con­cur­seira pos­so afir­mar que, real­mente, esta não é uma decisão que se toma facil­mente. Essa ati­tude envolverá algu­mas mudanças em seus hábitos e como cristão isso toma uma pro­porção ain­da mais significativa.

Como exper­iên­cia pos­so com­par­til­har algu­mas dicas e per­spec­ti­vas quan­to a esse assun­to e diz­er que se você for dire­ciona­do por Deus a escol­her essa área, mais cedo ou mais tarde, poderá col­her bons fru­tos de sua ded­i­cação.

PROPÓSITO

As primeiras per­gun­tas que você, como cristão, deve respon­der para si mes­mo são:

  • Esse é o propósi­to de Deus pra min­ha vida? 
  • Onde Deus quer que eu este­ja para o engrandec­i­men­to do Seu Reino? 
  • O que Ele quer que eu faça?

Ao obter respostas a essas per­gun­tas você poderá prosseguir firme para os próx­i­mos pas­sos, pois esse cam­in­ho será um tan­to lon­go e haverá momen­tos que você se sen­tirá bas­tante desan­i­ma­do, mas se as respostas a essas per­gun­tas tiverem vin­do do Sen­hor como for­ma de aprovação e benção, isso ren­o­vará as suas forças.

Ao escol­her esse cam­in­ho, não motive-se ape­nas pelas cifras ($$$$). O din­heiro não com­pen­sa a insat­is­fação de sen­tir-se no lugar erra­do, real­izan­do uma tare­fa que para você seja desagradáv­el ou desconfortável.

TEMPO

Há alguns aspec­tos do cotid­i­ano que pre­cisam ser bem admin­istra­dos quan­do decide-se por dedicar-se a con­cur­sos e um dos mais impor­tantes deles é o “Tem­po”. Sua orga­ni­za­ção quan­to a esse recur­so é essen­cial. Como tan­tas out­ras coisas esse é um pre­sente de Deus e como tal sugiro que dedique a Ele a primí­cias desse bem pre­cioso. Inde­pen­den­te­mente se você dis­põe a total­i­dade do seu dia para os estu­dos ou se tem algu­mas horas, essa ati­tude moldará a sua pos­tu­ra com relação a tudo que você rece­ber de Deus durante e após a fase de con­cur­sos. É uma regra de vidadedicar a Deus o mel­hor do que você é e do que você tem. Reserve um tem­po para falar e ouvir Deus antes de qual­quer out­ra coisa que fiz­er. Cer­ta­mente ele dire­cionará suas ati­tudes durante seu dia, o que o tornará ain­da mais produtivo.

Se você pos­sui o dia todo disponív­el para estu­dar é impor­tante dis­tribuir bem esse tem­po. Foque seus estu­dos no horário do dia em que você está mais dis­pos­to, mas não des­cuide nos out­ros horários. Inter­cale perío­dos de 50 min a 1 hora de estu­dos e 15 min de inter­va­lo para dar uma vol­ta, faz­er um lanche, tomar uma água (tomar bas­tante água é muito impor­tante), mas não se per­ca, volte den­tro desse prazo.

Sep­a­re uma hora por dia para faz­er algu­ma ativi­dade físi­ca e lem­bre-se, isso não é per­da de tem­po. A ativi­dade físi­ca ati­va a adren­a­li­na do seu cor­po fazen­do com que você ten­ha um desem­pen­ho mel­hor quan­do voltar a estu­dar. O seu rendi­men­to será maior.

Se você dis­põe de ape­nas algu­mas horas de estu­do por dia, dis­ci­plina é a palavra-chave. Faça valer a pena cada min­u­to mas lem­bre-se você tam­bém pre­cis­ará de inter­va­l­os não passe de 50 a 60 min de estu­do sem dar uma para­da de 10 a 15 min.

Orga­nize-se. Se durante a sem­ana você tem out­ros com­pro­mis­sos ajuste os horários ten­do como obje­ti­vo max­i­mizar seu tempo.

Não des­cuide do seu tem­po de des­can­so. Se você é uma pes­soa que pre­cisa de 7 ou 8 horas de sono por dia man­ten­ha esse perío­do. Não adi­anta você estu­dar com seu cor­po e mente cansa­dos. Só perderá seu tempo.

Ali­mente-se bem com comi­das leves, mui­ta fru­ta e ver­du­ra. Evite ali­men­tos gor­durosos e de digestão lenta, isso te deixará sono­len­to e sem ânimo.

Lem­bre-se que esse tam­bém será um tem­po de renún­cias. Você não poderá ter resul­ta­dos difer­entes se seu com­por­ta­men­to e suas ati­tudes con­tin­uarem sendo iguais. Pre­pare-se para diz­er alguns “nãos” para pas­seios, via­gens, férias, “cur­tição” com ami­gos… enfim, man­ten­ha o foco.

Quer saber mais? Então aguarde até aman­hã 😉 

Colunistas-23

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias