Concurso Público! Você Encara? Parte I

Há diferentes opiniões quando o assunto é concurso Público. Há os que pensam que é perda de tempo, afinal o número de concorrentes por vagas é algo, a primeira vista, assustador e conseguir uma colocação entre os primeiros é quase um milagre. Há outros que até consideram uma boa opção, no entanto vinculam esta área a fraudes e corrupção no Brasil e isso, desencadeia um sentimento de frustração. Há ainda outros que sentem uma leve motivação a se dedicarem, porém o desânimo fala mais alto quando deparam-se com resultados insuficientes nos primeiros simulados e com tempo reduzido para estudar. Por fim, há aqueles que desistem antes mesmo de começar pois não disciplinam-se em reservar um tempo para a execução desse projeto.

Como concurseira posso afirmar que, realmente, esta não é uma decisão que se toma facilmente. Essa atitude envolverá algumas mudanças em seus hábitos e como cristão isso toma uma proporção ainda mais significativa.

Como experiência posso compartilhar algumas dicas e perspectivas quanto a esse assunto e dizer que se você for direcionado por Deus a escolher essa área, mais cedo ou mais tarde, poderá colher bons frutos de sua dedicação.

PROPÓSITO

As primeiras perguntas que você, como cristão, deve responder para si mesmo são:

  • Esse é o propósito de Deus pra minha vida?
  • Onde Deus quer que eu esteja para o engrandecimento do Seu Reino?
  • O que Ele quer que eu faça?

Ao obter respostas a essas perguntas você poderá prosseguir firme para os próximos passos, pois esse caminho será um tanto longo e haverá momentos que você se sentirá bastante desanimado, mas se as respostas a essas perguntas tiverem vindo do Senhor como forma de aprovação e benção, isso renovará as suas forças.

Ao escolher esse caminho, não motive-se apenas pelas cifras ($$$$). O dinheiro não compensa a insatisfação de sentir-se no lugar errado, realizando uma tarefa que para você seja desagradável ou desconfortável.

TEMPO

Há alguns aspectos do cotidiano que precisam ser bem administrados quando decide-se por dedicar-se a concursos e um dos mais importantes deles é o “Tempo”. Sua organização quanto a esse recurso é essencial. Como tantas outras coisas esse é um presente de Deus e como tal sugiro que dedique a Ele a primícias desse bem precioso. Independentemente se você dispõe a totalidade do seu dia para os estudos ou se tem algumas horas, essa atitude moldará a sua postura com relação a tudo que você receber de Deus durante e após a fase de concursos. É uma regra de vidadedicar a Deus o melhor do que você é e do que você tem. Reserve um tempo para falar e ouvir Deus antes de qualquer outra coisa que fizer. Certamente ele direcionará suas atitudes durante seu dia, o que o tornará ainda mais produtivo.

Se você possui o dia todo disponível para estudar é importante distribuir bem esse tempo. Foque seus estudos no horário do dia em que você está mais disposto, mas não descuide nos outros horários. Intercale períodos de 50 min a 1 hora de estudos e 15 min de intervalo para dar uma volta, fazer um lanche, tomar uma água (tomar bastante água é muito importante), mas não se perca, volte dentro desse prazo.

Separe uma hora por dia para fazer alguma atividade física e lembre-se, isso não é perda de tempo. A atividade física ativa a adrenalina do seu corpo fazendo com que você tenha um desempenho melhor quando voltar a estudar. O seu rendimento será maior.

Se você dispõe de apenas algumas horas de estudo por dia, disciplina é a palavra-chave. Faça valer a pena cada minuto mas lembre-se você também precisará de intervalos não passe de 50 a 60 min de estudo sem dar uma parada de 10 a 15 min.

Organize-se. Se durante a semana você tem outros compromissos ajuste os horários tendo como objetivo maximizar seu tempo.

Não descuide do seu tempo de descanso. Se você é uma pessoa que precisa de 7 ou 8 horas de sono por dia mantenha esse período. Não adianta você estudar com seu corpo e mente cansados. Só perderá seu tempo.

Alimente-se bem com comidas leves, muita fruta e verdura. Evite alimentos gordurosos e de digestão lenta, isso te deixará sonolento e sem ânimo.

Lembre-se que esse também será um tempo de renúncias. Você não poderá ter resultados diferentes se seu comportamento e suas atitudes continuarem sendo iguais. Prepare-se para dizer alguns “nãos” para passeios, viagens, férias, “curtição” com amigos… enfim, mantenha o foco.

Quer saber mais? Então aguarde até amanhã 😉 

Colunistas-23

(Visited 75 times, 1 visits today)
Posted in Conselhos de amiga, Papo de Universitária.

One Comment

  1. Pingback: Concurso Público! Você Encara? PARTE II | FéMenina

Gostou do post? Deixe seu comentário :)