Como você quer passar 2017?

Esse é o título do artigo de Franco Iacomini, colunista da Gazeta do Povo, em 29/12/16.

Ele apresenta três dicas para a vida financeira no ano novo. Talvez você pergunte por que sempre as mesmas dicas? Se perguntar isso é porque não usa nenhuma delas, pois se usa provavelmente você controla suas finanças, ou invés de ser uma descontrolada nessa área.

O que é importante nunca é demais. E não esqueça que o que você tem, seja pouco ou muito, foi o Senhor quem te deu!

Então vamos a um trecho do artigo e saiba que minha oração é que você descubra o privilégio que é ser uma serva de Deus a quem o Senhor confia talentos (financeiros também) para fazer bom uso e ser agradecida pelo que tem.

“Endividado? Preocupado? Investindo? Consumindo?

Se me permite, gostaria de dar algumas sugestões para ter um ano mais tranquilo. Os juros vão continuar altos, a bolsa vai continuar estressante, o risco político ainda ficará no ar. Mas você terá ferramentas para controlar o impacto delas no seu rico dinheirinho. Vamos lá?

1) Mantenha um controle de gastos – Esse é um passo básico, que ajudará você a saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta. Coloque nela (pode ser em um caderno ou em uma planilha eletrônica) cada gasto que faz e cada entrada que recebe, tudo alinhado pela data. De preferência, não coloque uma linha para o cartão de crédito, mas um item para cada compra que você faz com o cartão. Assim você terá uma ideia de para onde seu dinheiro está indo. Muita gente descobre assim que está gastando demais em alguma coisa e enxerga onde pode fazer cortes.

2) Já pensou em um orçamento? – Ele não é nada mais que um passo além do controle financeiro. A diferença é que a planilha olha para atrás, para os gastos que você já fez. O orçamento é uma previsão daqueles que você terá. Monte planilhas (ou folhas de caderno) separadas para os próximos meses, marcando despesas futuras. Lembre-se que muitas despesas são fixas, como energia, água, internet, telefone, tevê a cabo, condomínio etc. Elas podem até variar de mês a mês, mas você pode ter uma ideia de quanto elas serão. Pense também em outras despesas, como pagamento de impostos. E coloque nele seus objetivos – quanto vai gastar na viagem de férias ou na troca do carro, por exemplo. Vai ficar mais fácil alcançá-los.

3) Não tome decisões apressadas – Seja para fazer uma compra, seja para um investimento, tente não ser impulsivo. Coloque tudo antes no papel ou na planilha e tome decisões pensadas.

São só três dicas dessa vez. Mas prometo mais no ano que vem.

Em 2017, decida ser feliz.”

Fabiana Silvestrini

Texto extraído de site:

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/colunistas/finances/como-voce-quer-passar-2017-5giic7qvwip4klv1n9j9var40?ref=colunista-capa

Franco Iacomini Júnior, é membro da PIB Curitiba. Doutorando em Comunicação e Linguagem, mestre em Teologia, professor na Faculdade Fidelis, graduado em Comunicação Social/Jornalismo e em Teologia.

(Visited 140 times, 1 visits today)
Posted in Bolsa Blindada.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)