Características de Jesus como amigo a ser seguido <3

Reading Time: 3 minutes

Descrever as características de Jesus, como bom e fiel amigo que Ele é, é um grande desafio! E ainda mais difícil é buscar tornar-se uma amiga tão boa quanto Ele. Não ousaria limitá-lo… mas aqui vão algumas características que podemos perceber logo que conhecemos esse fantástico amigo que tanto amamos!

Ele é um amigo presente

Pode ser que você tenha uma amiga que não sai do seu pé, e isso pode te enlouquecer as vezes… mas Jesus não se encaixa aí! Não tem nada melhor do que poder afirmar que Ele está 24hs presente em nossas vidas, cuidando e se preocupando com cada detalhe. Ele participa de cada momento, compartilhando de nossas alegrias e tristezas, e se importa com cada uma delas! Dificilmente (impossível) você encontrará algum amigo que estará ao seu lado, lhe dando todo o suporte, em toda e qualquer situação.  Nada melhor do que lembrar da própria fala dEle: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:20. Jesus é único e insubstituível!

Deus nos presenteia com amigos, os quais por vezes precisam de nosso suporte e ajuda, seja na caminhada cristã como também em particularidades da vida… Como seguidores de Cristo, precisamos nos dedicar aos nossos amigos, nos importando com eles, assim como Jesus faz conosco. São aqueles pequenos detalhes na amizade que fazem toda a diferença, que provam que você está ali, presente, em qualquer situação.

Ele é sincero

Se você está errado, não pense que Jesus é o amigo que hesita em falar! Ele é o amigo que todos desejam ter pois está sempre disposto a falar a verdade, mesmo não sendo o que gostaríamos de ouvir… Ele nos fala o que necessitamos ouvir. Essa sinceridade nos ajuda a crescer, amadurecer na fé e confiar cada vez mais nEle. Sua sinceridade evita que tomemos direções erradas, e nos aproxima cada vez mais de Sua presença.

Quando tomamos a decisão de seguirmos os passos de Cristo, tomando-O como exemplo, não podemos deixar de falar a verdade aos nossos amigos (“Melhor a repreensão feita abertamente do que o amor oculto”. Provérbios 27:5). Baseie-se na Palavra de Deus e busque nEla direção para falar a verdade, com amor, sempre!

Simples e direto

Jesus não nos dá enigmas ou quebra-cabeças, nem se comunica de forma complicada. Sua Palavra é simples e direta, e sua fala é sempre repleta de amor. Ele nos exorta para que possamos continuar na busca de sermos mais semelhantes à Ele, em toda sua perfeição. Como um bom amigo, Ele nos aconselha a seguir pelo Caminho estreito, e também nos adverte que não será o Caminho mais fácil. Ele nos fala de forma clara o que precisamos fazer e como fazer. Muito melhor que isso: Jesus nos acompanha a cada passo que damos, nos dando todo o suporte necessário nos possíveis e prováveis tropeços.

Ao contrário de nós, humanos, Ele não falha quando pedimos Sua ajuda para tomar decisões. Quando lhe for necessário aconselhar seus amigos, ore a Deus! Peça que Deus direcione suas palavras, para que você seja bênção na vida daqueles que te cercam… para que você possa apontar o caminho de Cristo!

Manso de coração (Mateus 11:29)

Com tantos problemas e correria do dia a dia, é difícil de se encontrar alguém paciente e manso como Jesus. Ao contrário de nós, Jesus, quando se fez homem, manteve-se sempre o mesmo: tranquilo, descansado no amor do Pai. As pessoas iam até Ele e encontravam paz, e nós continuamos a ir ao Seus pés e encontrar esta paz. Quando tudo está um caos, como na tempestade (Mateus 8:23-27)), Ele continua manso. Podemos nos achegar diante dEle, com todos os nossos problemas, e Ele nos acalmará.

Por vezes, é isso que nossos amigos buscam em nós: um ombro amigo que transmita paz, que tenha palavras de conforto e um coração disposto a orar pelos seus pedidos.

Amizades superficiais e motivadas por interesses são fáceis de encontrar. Por isso: faça a diferença no seu meio de influência. Seja a luz de Cristo na vida daqueles que lhe cercam e não conhecem a Palavra. Ao verem a amiga que você é, mostre a eles O amigo que lhe serve como exemplo!

E se você ainda não tem esse amigo, espero que você possa abrir seu coração para Ele fazer morada. Garanto que nunca mais se sentirá só, e será amada de forma indescritível! Teu melhor amigo espera por você!

Carol Sebem / Passo Fundo – RS

 

(Visited 625 times, 1 visits today)
Posted in Séries.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)