Cadernos personalizados – DIY

Olá meninas!
Todas nós usamos cadernos no nosso dia a dia e nem sempre nos identificamos com as capas comerciais que encontramos nas livrarias. Por isso, o Faça Você Mesmo de hoje tem uma dica super descolada para você personalizar os seus cadernos e deixá-los com a sua cara – sem gastar muito.

Para isso, você vai precisar de:
– Um caderno para encapar!
– Um tecido que você goste;
– Tesoura que corte tecido sem deixar muitos fiapinhos;
– Cola permanente;
– Pincel para espalhar a cola.

foto 1

Para começar, escolha um tecido que você goste. A dica é escolher tecidos mais “firmes” (tecidos moles, como a malha, são mais difíceis para não enrugar durante a colagem). O processo é semelhante a encapar cadernos com papel contact: você precisa medir bem o tecido e depois é só colar com cuidado. Outra dica é passar o tecido no ferro de passar roupas! Assim o manuseio fica bem mais fácil.

IMG_20160217_182900671

Primeiramente, corte o tecido deixando uns 2,5 cm para a borda. Seu caderno pode ter ou não espiral e o tamanho também é de sua preferência.

foto 3

Em seguida, espalhe a cola permanente sobre uma das capas. Eu utilizo a Cola Permanente da Acrilex mas já utilizei outros tipos de cola e também deu certo. Prefiro esta porque você aplica a cola e espera um tempinho até colocar o pano – se você errar é fácil de concertar, além de ser solúvel em água. Assim que você passar a cola já pode colocar o tecido com cuidado.

foto 4

foto 5

Para fazer as bordas você precisará cortar da seguinte maneira, assim a finalização do seu caderno fica mais delicada:

foto 6

OBS: Repare que o tecido próximo da espiral também foi cortado. Caso o seu caderno seja de brochura, você corta nesse mesmo lugar dos dois lados e a parte que liga as duas capas pode ter o tecido cortado ou você pode colocar o tecido para dentro do vão que fica entre capa e caderno (espero que você entenda o que eu disse!). Sempre se lembre de colar bem os cantinhos.

Depois disso, é só passar a cola nas beiradas e dobrar o tecido. Cuidado para não passar cola além do comprimento do tecido para que seu caderno não fique permanentemente pegajoso.

foto 7

É importante que a sua tesoura tenha um bom fio para que não tenha fiapinhos na borda do caderno. E é claro! Tente cortar o mais reto possível para que as bordas não fiquem muito tortas. Tecidos mais fininhos possibilitam que você o dobre antes de colar na borda e assim fica mais retinho – se você usar a Cola Permanente isso é possível, mas pode deixar a sua capa um pouco mais grossa. Eu recomendo que você tente cortar o mais retinho possível e cole o tecido da borda sem dobras nas pontas (como a foto).

Agora, é só fazer o outro lado e curtir seus cadernos!

foto 8

Colunistas_responsáveis-19

 

(Visited 755 times, 1 visits today)
Posted in Faça você mesmo - DIY.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)