FéMenina

Briga entre amigas

A vida em comu­nidade é um grande desafio. Por vezes me pego pen­san­do no que Deus esta­va queren­do quan­do nos criou para o amor, e auto­mati­ca­mente, para a vida em comunhão. Eu acred­i­to que Deus pen­sa­va na idéia de Provér­bios 27.17, onde encon­tramos o famoso tex­to que diz “assim como o fer­ro afia o fer­ro, o homem afia o seu companheiro”.

O que muitas de nós pode não estar enten­den­do é que esse tex­to não sus­ten­ta a idéia agres­si­va de que quem com fer­ro fere, com fer­ro será feri­do. Esse anti­go dita­do pop­u­lar expli­ca o maior moti­vo de muitas brigas entre ami­gas. Muitas, se não todas. E não só entre ami­gas, mas entre irmãos, casais e etc… A vin­gança pronta e ime­di­a­ta (antes da gente parar para pesar e pen­sar e ver que não era necessário ferir ninguém…).

Para pen­sar mel­hor sobre o assun­to, começo com o ver­sícu­lo tam­bém de Provér­bios, que diz:

A respos­ta bran­da desvia o furor, mas a palavra dura sus­ci­ta a ira. Provér­bios 15:1

Esse ver­sícu­lo fez do meu ano de 2017 (e está fazen­do o 2018) um ano muito difer­ente. Esse desvio de furor é quase tangív­el, cer­tas horas. A palavra bran­da desvia mes­mo a rai­va das pes­soas, tan­to de nós quan­to de cir­cun­stan­cias variadas.

  1. Ser bran­da sig­nifi­ca não estar bra­va na hora da fala, mes­mo que eu este­ja triste ain­da ou ten­ha sido muito injustiça­da: Acon­te­cem muito entre ami­gas pequenos ruí­dos e faís­cas de rela­ciona­men­to. Má comu­ni­cação, divêr­gen­cia de pen­sa­men­tos, ima­turi­dades, de for­ma ger­al… E con­tra essas coisas, ressalto a importân­cia da gente comu­nicar o moti­vo da tris­teza SEM COMUNICAR DESPREZO, VINGANÇA, AMEAÇA OU GROSSERIA. Que tal esper­ar a rai­va pas­sar, refle­tir mel­hor nos motivos da out­ra e na situ­ação, antes de começar uma conversa?
  2. Se coloque no lugar da sua ami­ga: você não gostaria de rece­ber uma palavra dura de uma ami­ga, e se a recebesse, gostaria que fos­se fei­ta da FORMA CORRETA, NO LUGAR CORRETO e POR MOTIVOS VÁLIDOS. Que tal agir assim com ela?
  3. Escre­va seus “motivos” para essa briga: Fiz isso há umas sem­anas quan­do me cha­teei com meu mel­hor ami­go. Escrevi os seis motivos para estar sentin­do o que esta­va sentin­do. E antes de começar uma briga com ele, ava­liei o que escrevi. Só dois motivos eram real­mente legí­ti­mos, ver­dadeiros e úteis para serem DISCUTIDOS (e não BRIGADOS); dias se pas­saram e eu pude ver que só valia a pena tocar em um dos dois motivos, porque o out­ro pode­ria ser vis­to mais para frente, se real­mente fos­se impor­tante ain­da. Evitei uma briga, dis­cu­ti­mos de for­ma bran­da e ele pediu perdão e eu pronta­mente o per­doeei, sem resquí­cios de rai­va ou vin­gança. Os out­ros 4 motivos me fazem rir até agora.

Con­clusão: Deus nos fez para o BOM rela­ciona­men­to com nos­sas ami­gas e irmãs. Ele nos fez do bem para o bem e do amor para o amor. As instruções para essa difi­cil e ter­na tare­fa estão na Biblía. São palavras sagradas, man­da­men­tos supre­mos e con­sel­hos de sábios! Podemos con­fi­ar E SEGUIR! (vale a pena dar uma olhad­in­ha em: Ecle­si­astes 3, Mateus 7.12, João 13.35 e 1 Pedro 4.8 para começar).

Grande praz­er estar aqui com vocês de novo, meninas!

Emanuelle Bar­tolomeu

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias