FéMenina

Bééé!

Apos­to que você con­hece a parábo­la da ovel­ha per­di­da que se encon­tra em Lucas 15:1–7 (se você ain­da não leu, abra sua bíblia rapid­in­ho e dá uma olha­da!). Eu já tin­ha lido ela algu­mas vezes, mas recen­te­mente fiz um estu­do mais apro­fun­da­do e encon­trei ele­men­tos nela que nun­ca tin­ha notado.

Essa é a estória que Jesus con­tou sobre um pas­tor que perdeu uma de suas cem ovel­has. Mas não pre­cisa ficar triste não, ela tem um final feliz! E esse é o foco da parábo­la. Mas entre perder a ovel­ha e o final feliz, existe um lon­go cam­in­ho, e é sobre isso que vamos con­ver­sar hoje.

Para com­preen­der a pro­fun­di­dade dos tex­tos bíbli­cos, é impor­tante con­hecer o con­tex­to históri­co da época, assim, pre­cisamos enten­der duas coisas:

Quem era o dono da ovelha?

Eu sem­pre li essa parábo­la pen­san­do que eu era a dona da ovel­ha, mes­mo porque, lendo em nos­sas bíblias está escrito “quem de vocês, pos­suin­do cem ovel­has […]” (Lc 15:4 NVI), mas a ver­dade é que no idioma orig­i­nal, em ara­maico, não existe o ver­bo “ter”. E se pen­sar­mos de modo práti­co, alguém que é rico o sufi­ciente para pos­suir cem ovel­has, irá con­tratar alguém para cuidar delas. Então esta­mos falan­do de um pas­tor que é respon­sáv­el por cem ovelhas.

No con­tex­to da época, era comum que cada família tivesse de cin­co a quinze ani­mais, assim jun­tavam as ovel­has de algu­mas famílias e con­tratavam um, ou mais, pas­tores para cuidar do reban­ho todo. Isso quer diz­er que eu ten­ho de prestar con­tas do que acon­tece com as ovel­has. Imag­ine chegar para o dono da ovel­ha e diz­er: “per­di a Gertrudes”. Cer­ta­mente ele respon­de­ria: “você foi atrás dela”? E aí? Você iria atrás da ovel­ha? Claro que sim!

Temos de lem­brar que as pes­soas ao nos­so redor pos­suem um dono. Deus é cri­ador delas, e um dia vamos prestar con­tas do que fize­mos com sua cri­ação. Se há alguém ao seu redor que não está bem, é sua respon­s­abil­i­dade zelar por sua vida.

Quan­to pesa uma ovelha?

Observe bem: você saiu em bus­ca da ovel­ha colo­can­do em risco sua própria vida, afi­nal, é pos­sív­el que encon­tre algum leão fam­into no cam­in­ho. Depois de algu­mas horas, ou dias, cansa­do, quase sem esper­ança, encon­tra Gertrudes assus­ta­da e toda encol­hi­da con­tra uma pedra. Ela não vai se mex­er. Ela não vai te seguir de vol­ta para casa. Essa é a natureza dela. O que faz­er? Sim, aqui­lo que Jesus con­tou. Você a colo­ca em seus ombros.

Uma ovel­ha pesa em média uns 60 kg. Eu já acho pesa­do car­regar as com­pras do mer­ca­do, uma ovel­ha então? Pelu­da e suja? Eca! Mas você se ale­gra em car­regar ela. Você vai poder levá-la de vol­ta ao dono. Que alívio! Mas… o cam­in­ho para casa é lon­go. Chega uma hora que cansa, e você quer desi­s­tir. Mas não pode, não é sua ovel­ha. Assim, depois de tan­to esforço, de tan­to tem­po ded­i­ca­do, talvez após dias sem dormir tran­qui­lo, a ovel­ha está de vol­ta ao seu reban­ho e todos se alegram!

Eu con­fes­so que quan­do enten­di esse aspec­to da parábo­la, olhei para min­ha vida e não enx­er­guei alguém feliz em car­regar ovel­has nos ombros. Enx­er­guei alguém que, em primeiro lugar jul­ga as ati­tudes do próx­i­mo e na maio­r­ia das vezes nem se pre­ocu­pa com irmãos que estão andan­do longe do rebanho.

Que ten­hamos um coração humilde e amoroso. Que con­sig­amos amar como Jesus fez. Ele car­regou a humanidade inteira nas costas e colo­cou sua vida na cruz para poder­mos estar de vol­ta em casa, felizes jun­to ao nos­so Pai.

Bib­li­ografia: BAILEY, Ken­neth E. As Parábo­las Lucas.

Colunistas-08

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias