Pecados Intocáveis: Ansiedade

Reading Time: 3 minutes

Dizemos que confiamos em Deus, que tudo está sob seu controle… Somente Ele sabe todos os fios de cabelo que estão em minha cabeça, uma frase que demonstra seu cuidado com os mínimos, muitas vezes despercebidos, detalhes de minha vida. Tenho provas do Seu cuidado quando olho para minha história: cada livramento, cada boa surpresa, cada nova oportunidade. Eu falhei muitas vezes, mas Ele não, nem desistiu de mim. O Novo Testamento está repleto de passagens que nos falam da confiança em Deus, treze vezes para ser exato. Então, por que, por que mesmo, vivemos em um estado de ansiedade? O contrário de confiança é ansiedade e frustração. Jesus falou muito sobre ansiedade, especialmente na passagem de Mateus 6.25 – 34, quando Ele nos lembra que Deus cuida dos passarinhos, os quais nem podem trabalhar pelo seu sustento e são somente passarinhos… Ele não cuidará de nós? Em muitas ocasiões não conseguimos confiar nestas palavras, pois no fundo, não confiamos em Deus ou no fato de Ele se importar. Sim, falhamos em confiar e isso é um pecado em nossas vidas.

Sou muito ansiosa. A ansiedade em minha vida está casada à preocupação e frustração, que acabam culminando em irritabilidade e ira, então, vou ladeira a baixo com estes sentimentos. Muitas vezes já me vi ferindo as pessoas ou a mim mesma, ou ainda, colocando os pés pelas mãos em algumas situações. Se você é ansiosa como eu, acredito que um caminho para resgatar a confiança em Deus e viver uma vida mais tranquila passa pelo autoconhecimento, se auto avaliar, se conhecer e conseguir discernir situações que nos levam à ansiedade. Assim, quando o dia da tempestade chegar, podemos estar melhor preparadas e responder de maneira adequada. A melhor maneira para responder à ansiedade é a oração. Derramar nosso coração e com ele nossa ansiedade diante de Deus. Jesus derramou o próprio coração diante de Deus em um momento de extrema ansiedade. Na cruz, em agonia, Ele pediu para que, se fosse da vontade do Pai, não precisasse passar por aquele momento. A vida de confiança em Deus requer prática, muita prática.

Esses dias, eu havia comprado um fogão no site OLX. Era a primeira vez que fazia esse tipo de negócio, então minha ansiedade foi para um nível razoável. Depois disso, o vendedor avisou que só poderia retirar o equipamento até às 18h00, então, saí do trabalho apressadíssima, pois precisava atravessar a cidade em praticamente 30 minutos. Quando cheguei no centro, na hora do rush e com o tanque de gasolina já na reserva, me dei conta de que não chegaria a tempo, mas queria muito aquele fogão! Não tinha outro jeito, precisava parar para abastecer. Então, olhei para mim mesma naquele momento e pude sentir a ansiedade tomando conta, mas, como já havia lido o capítulo sobre ansiedade do livro no qual nossa série é baseada (Pecados intocáveis) me lembrei de um exemplo que o autor compartilha e falei para Deus: “Deus, não quero ficar ansiosa e não vou dirigir feito louca. Também sei que não vou chegar no horário marcado. Quero descansar em Ti e saber que você está no controle de tudo”.  Enfim, cheguei ao local atrasada, mas ainda sim consegui ficar com o fogão! Mas, e se não tivesse conseguido? E se todas as circunstâncias que são certamente orquestradas por Deus não fossem exatamente o meu desejo? Na oração de Jesus quando Ele pede para Deus o livrar, logo em seguida temos a continuação extraordinária: “… mas seja feito como Tu queres e não como eu quero” (Mateus 26.39). Confiar na vontade providencial de Deus é um desafio para todas nós, por motivos diversos, mas eu creio que descansar na verdade de que os caminhos do Pai são mais altos que os meus e que Seus planos muito melhores que meus (mesmo quando parece confuso e dói), é descansar de verdade. Que possamos nos auto conhecer para lidar melhor com a ansiedade, pedindo para Deus fortalecer nossa fé, nos ajudar em nossa incredulidade, dissipando a ansiedade com oração.

“Jogue todo o peso de suas ansiedades sobre ele, pois ele tem interesse pessoal em você” 1 Pedro 5.7.

(Visited 192 times, 2 visits today)
Posted in Séries.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)