Amizade à Distância

Alguns dizem que amizade à distância não existe de verdade, mas eu tenho alguns bons motivos para discordar disso e mostrar que sim, é possível manter amizades à distância.

Na minha vida, devido a vocação dos meus pais (meu pai é Pastor), mudei muitas vezes de cidade, e isso fez com que aquelas boas amizades que levaram anos pra ser construídas pudessem ser abaladas pela distância. Quando parecia que tudo estava bem, já havia me adaptado a cidade, as pessoas e construídos bons relacionamentos, então precisávamos nos mudar. Mas também, fiz muitos amigos nessa caminhada da vida que foram de eventos, acampamentos, cursos pequenos e até  mesmo virtuais (isso mesmo, a modernidade nos ensina a viver um novo formato de amizade também que pode ser muito boa se você sabe aproveitar da forma correta). Além disso, para aqueles que moram em cidade grande, a distância pode ser um desafio a ser superando para manter amizades na própria cidade.

A verdade é que a vida está em constante movimento, e por algum motivo, provavelmente você se afastará de seus amigos devido a distância, a correria da vida, compromissos entre tantas outras coisas que dificultam manter e construir relacionamentos saudável hoje em dia e acabam nos distanciando as pessoas.

Lembro bem que pelos meus 10 anos de idade minha melhore amiga se mudou para outro estado e não sabia mais se veria ela. Escrevia cartas constantemente para não perder o contato, mas com o tempo paramos de nos falar. Mas com a tecnologia, tudo ficou mais fácil, convenhamos! Podemos conversar com as pessoas do outro lado do mundo no mesmo momento por meio do redes sociais e até por chamada de vídeo (o que torna tudo muito mais divertido e de certa forma um pouco mais real). Foi pelo Skype que muitas vezes mantive boas amizades, pelo whatsapp para ligar, mandar mensagem ou áudios (alguns bem longos hahaha) e assim ter notícias de como anda a vida dos meus amigos e estar um pouco mais presente. E o mais legal é que você pode fazer isso durante o tempo no ônibus ou quando você estiver um pouco mais livre.

Claro que nada vai superar você estar junto com a pessoa, poder sair pra caminhar, tomar um café e abraçar quem a gente ama. Mas a tecnologia nos deu uma boa forcinha pra manter as amizades mesmo com a distância, mesmo que isso não seja a mesma coisa e muitas vezes pareça ser meio chato.

E sabe de uma coisa super legal? Quando a Amizade é de verdade, pode passar o tempo que for, quando você encontra aquele(a) amigo(a) que há um tempão você não vê; tudo continua a mesma coisa de sempre… porque amizade verdadeira supera a correria da vida, a falta de tempo, a distância e tudo mais.

Sou muito grata a Deus, porque em cada cidade que morei, lembro de ter amizades lindas que pude construir e manter até hoje. Muitas vezes sentimos saudades, assim como Paulo ao demonstrar ao Filipenses a sua vontade de estar junto com seus amigos e irmãos: 

“Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus. Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” Filipenses 1. 3 a 11

Isso nos faz pensar que não precisamos necessariamente estar presente pra se fazer presente na vida dos nossos amigos. Por isso, se veio o nome de algum(a) amigo(a) na sua cabeça, que faz um tempinho que você não vê ou mora longe… aproveite e tente fazer algo a respeito. Ore por ele(a), uma da maneiras de não deixar de se importar e demonstrar que você ama seu amigo(a) é orando por ele(a). Sei que tenho ótimos amigos que sempre têm orado por mim, que posso contar com eles mesmo estando longe e posso pedir a ajuda deles e vice-versa.

Seja criativo, mande algo pelo correio quando der (é uma surpresa incrível receber algo de um amigo pelo correio), faça uma chamada de vídeo, mande um foto de vocês antiga e pergunte como andam as coisas, e quando possível, tente visita-lo e marcar algo juntos… demonstre que você se importa, e que mesmo com esta distância e correria da vida, você lembra da pessoas com carinho, saudades e amor.

Ps: Aquele abraço apertado para meus amigos que vivem longe, vocês moram no meu <3

(Visited 156 times, 1 visits today)
Posted in Conselhos de amiga, Séries.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)