FéMenina

A VIDA NA UNIVERSIDADE

Depois de ver o nome no listão o coração bate ain­da mais forte. A expec­ta­ti­va pela nova roti­na e peso dos livros começam a dar sen­ti­do a mara­tona que era tão esper­a­da. Ago­ra sou universitária.

Ao entrar na fac­ul­dade temos vários desafios a enfrentar: hábitos vazios, fes­tas, fofo­cas mesquin­has, assun­tos irrel­e­vantes, bus­ca por sta­tus e com­pan­hias mal inten­cionadas. E aí nos ques­tion­amos: como encar­ar tudo isso e ain­da faz­er a difer­ença nesse meio tão con­trastante, sem perder o foco em Jesus?

Con­fes­so que no primeiro con­ta­to com a real­i­dade uni­ver­sitária fiquei um pouco assus­ta­da, espe­cial­mente com o con­tex­to de muitas pes­soas. Antes das aulas ini­cia­rem eu já esta­va con­sciente de que seria tudo novo e bem dis­tante do que eu já tin­ha vivi­do até ali. De qual­quer for­ma, min­ha decisão foi firme e optei por não ser influ­en­ci­a­da com qual­quer coisa que não fos­se con­ve­niente à min­ha vida. E aqui vai algu­mas dicas de como você tam­bém pode encar­ar esse meio:

Com­por­ta­men­to

Uma das primeiras coisas que deve-se ter em mente é que deve­mos nos por­tar do mes­mo jeito em todos os lugares, seja em casa, no tra­bal­ho, na fac­ul­dade, na igre­ja. Não podemos ter um tipo de com­por­ta­men­to na igre­ja, e fora dela out­ro, por influên­cia das pes­soas que nos rodeiam.

Princí­pios

Esta­beleça os seus princí­pios e padrões. Ten­ha bem definido o que con­vêm e o que não con­vêm como ati­tudes. O que podemos e o que não podemos faz­er. É impor­tante ter­mos dis­cern­i­men­to e maturi­dade para saber o momen­to cer­to em que deve­mos nos abster de um grupo de ami­gos que está falan­do algo fútil ou pesa­do, saben­do que não vai nos acres­cen­tar em nada. Esse tipo de ati­tude faz os seus ami­gos perce­berem que você é diferente.

Foco

Man­ten­ha-se foca­da. Para isso é necessária uma vida diária com Deus, de intim­i­dade. Se isso não acon­te­cer, logo estare­mos rindo das piadas bobas dos nos­sos cole­gas e achan­do “nor­mal’’ o que eles fazem.

Inter­ce­da

Ore por seus cole­gas, pro­fes­sores, e prin­ci­pal­mente para que Deus a ajude a man­ter-se firme. Afi­nal, pre­cisamos evan­ge­lizar nos­sos ami­gos e cole­gas, seja do tra­bal­ho ou fac­ul­dade, e isso não vai acon­te­cer em um ou dois dias, leva tem­po e ded­i­cação. É um proces­so que exige muito mais do que palavras. É pre­ciso ser exem­p­lo e ter pos­tu­ra firme. As pes­soas pre­cisam ver Jesus em nos­sa vida e, com certeza, isso é muito mais impor­tante do que suas palavras.

Agradeça a Deus por esta cur­san­do uma fac­ul­dade e por Ele lhe dar este espaço para viv­er o amor dEle. Use este tem­po de sua vida da mel­hor for­ma pos­sív­el. Peça para que Ele lhe mostre seus dons e tal­en­tos, assim você poderá usar essas fer­ra­men­tas e seus pon­tos fortes para o cresci­men­to do reino Dele.

Bár­bara Thorber

Estu­dante de Fisioter­apia do Insti­tu­to Por­to Ale­gre (IPA)/ Por­to Alegre/RS

Colunista-02

 

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias