A Tal “Ansiedade”!

Na atualidade, a maioria das pessoas ganhou uma amiga de todas as horas: a ansiedade! A ansiedade nada mais é, que o excesso de futuro.

Sabe aquelas horas que você fica acordada antes de dormir, em que você se preocupa pensando no seu futuro – se você vai conseguir entrar na faculdade, se conseguirá o emprego dos sonhos ou até mesmo se vai encontrar o seu “príncipe num cavalo branco”? Então, essa é a tal “ansiedade”.

Crê-se que viver na ansiedade não é, realmente, viver. Sempre se está preocupada com o que comer, vestir, no que acontecerá no dia seguinte, em conseguir ser aprovada no semestre da faculdade…

Acredita-se também, que Deus não formou o ser humano para viver com um sentimento tão ruim dentro de si, que tira a sua paz e suas noites de sono e consequentemente sua alegria de viver!

Para melhor combater a ansiedade, precisa-se desvendá-la. Ninguém melhor do que Jesus para ajudar a combater a ansiedade. Que tal ver o que a Bíblia fala a respeito disso!!!

“Se vocês decidirem por Deus, vivendo para cultuá-Lo, não ficarão aflitas com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupa está fora da moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas para se ver que as roupas que vocês usam! Olhem para as aves, livres e desimpedidas: não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de Deus. E vocês valem para Ele muito mais que os passarinhos!

Será que alguém consegue ficar um centímetro mais alto preocupado diante do espelho? Todo esse tempo e dinheiro gasto com moda, pensam que faz muita diferença? Em vez de correr atrás da moda, caminhem pelos campos e observem as flores silvestres. Elas não se enfeitam nem compram, mas vocês já viram formas e cores mais belas? Os dez homens e mulheres da lista dos mais bem vestidos iriam parecer maltrapilhos comparados às flores.

Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo – e muitas delas nem mesmo são vistas –, não acham que Ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês? (…)

Prestem atenção apenas no que Deus está fazendo AGORA e não se preocupem quanto ao que pode ou não acontecer amanhã. Quando depararem com uma situação difícil, Deus estará lá para ajudá-las.” – Mateus 6:25-26 (A Mensagem)

Jesus com certeza não quer que ninguém ande ansioso por coisa alguma. Então, é importante observar algumas falhas de atitude, tentar corrigi-las e, com isso, enfrentar essa tal ansiedade:  

  1. Falta de Fé

 O problema da pessoa ansiosa é a falta de fé. Nesse trecho da Palavra de Deus, Jesus diz que não se deve andar ansioso ou que não se deve preocupar-se em demasia.

Se vocês decidirem por Deus, vivendo para cultuá-Lo, não ficarão aflitas…”

“…não acham que Ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês?”

 “…Deus estará lá para ajudá-las.”

 John Piper escreveu que, quando a falta de fé passa a ter domínio sobre o coração, um dos efeitos é a ansiedade. A raiz da ansiedade é a desconfiança de tudo que Deus prometeu dar a seus filhos em Jesus.

Resumindo: A ansiedade revela uma enfermidade horrível na alma, a falta de fé. Porém, sabe-se que Jesus é o médico dos médicos, o médico da alma e que Ele é capaz de agir por meio da cura quando houver um pedido de ajuda.

“(…)Assim que Jesus disse essas palavras, o pai do menino exclamou: ‘Eu creio, mas me ajude a vencer as minhas dúvidas’.” – Mc. 9:24 (A Mensagem)

  1. Pensar Demais

A pessoa ansiosa vive com a mente ligada. São pensamentos intrusos, que não param de chegar, perturbando a paz e o sossego. Sempre há alguma coisa com que se preocupar, desde o que é importante até às bobagens.

“…Será que alguém consegue ficar um centímetro mais alto preocupado diante do espelho?”

  1. Os Perigos da Pessoa Ansiosa
  • A ansiedade impede você de desfrutar do que é mais importante: “(…)não ficarão aflitas com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupa está fora da moda.”
  • A ansiedade faz você esquecer da sua importância para Deus: “Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo – e muitas delas nem mesmo são vistas –, não acham que Ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês?”
  • A ansiedade leva você a viver de mentiras e ilusões: “Todo esse tempo e dinheiro gasto com moda, pensam que faz muita diferença?”
  • A ansiedade cega você para as promessas de Deus: “(…)não acham que Ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês?”
  • A ansiedade transforma você no que você nunca deveria ser: “Se vocês decidirem por Deus, vivendo para cultuá-Lo, não ficarão aflitas com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupa está fora da moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas para se ver que as roupas que vocês usam!”
  • A ansiedade causa uma destruição física (consome a saúde), emocional (destrói aos poucos o nosso caráter, pois leva a cometer muitos outros pecados), espiritual (tira a paz da pessoa com Deus) e, também, destrói relacionamentos (conviver com uma pessoa ansiosa é insuportável).
  • A ansiedade é um câncer na alma! 
  1. “Dar um Jeitinho” no Coração Ansioso

 Se a raiz da ansiedade é a falta de fé, então cabe ao ansioso encher o coração das promessas de Deus, crendo e vivendo pela fé em cada uma delas. Em Mateus 6.25-34 existe, ao menos, sete promessas dadas por Jesus para ajudar a vencer a ansiedade.

Fé nas promessas de Deus para livrar-se da ansiedade significa buscar na Palavra de Deus promessas em que se pode apegar-se e crer permitindo, assim, que não haja pouca fé no coração.

Além da fé nas promessas de Deus, Jesus mostra à pessoa ansiosa que se deve ter foco no Reino de Deus. Pessoas pagãs focam-se neste mundo, buscam as coisas deste mundo e vivem para os prazeres deste mundo. Cristãos, por outro lado, focam sua vida no Reino de Deus e na Sua justiça, confiantes de que todas as coisas necessárias para viver (roupas, comida, saúde…) Deus dará.

Quando busca-se o Reino de Deus em primeiro lugar, não tem como ficar ansioso!

  1. Conclusão

Uma vez que, a vitória sobre a ansiedade passa pela fé, entregando-se diariamente a Cristo, logo, viver sem fé em Cristo é morrer de ansiedade crônica a caminho do inferno. Portanto, arrependa-se, entregue-se e viva para Cristo, então, sua alma viverá.

Camila Scholl/ Apucarana – PR

(Visited 105 times, 1 visits today)
Posted in Adole-ser, Psico em ordem.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)